Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Renovação da carta de condução: como fazer!

7 Fevereiro 2019
0 comentários

A legislação para a renovação da carta de condução mudou. A renovação é agora obrigatória, mas os prazos para o fazer variam consoante a data em que tirou a carta e o grupo da mesma.

Na LOGO, damos-lhe todas as dicas e apoio que precisa para não deixar passar esta data tão importante e saber exatamente o que deve fazer e em que momentos. Garanta que circula em segurança em todos os momentos. Evite o risco de pagar multa ou ter de repetir exames de código ou condução.

Quando fazer a renovação da carta de condução?

De acordo com a nova legislação, a idade de renovação varia e não é igual para todos os condutores.

A data em que tirou a carta é fator determinante para saber quando deve fazer a renovação. Nesse sentido, existem três diferentes períodos de tempo definidos:

  • Antes de 2 de janeiro de 2013;
  • Após 2 de janeiro de 2013;
  • Depois de 30 de julho de 2016.

Categorias A e B

Para os condutores das categorias A e B (ciclomotores, tratores, automóveis ligeiros):

A primeira renovação é fixada aos 50 anos, se a carta de condução foi obtida antes de 2 de janeiro de 2013;

Para quem tirou a Carta entre 3 de janeiro de 2013 e 30 de julho de 2016, a revalidação é a que consta no título de condução. Posteriormente a essa renovação, deve voltar a fazê-lo a cada 15 anos, até completar os 60 anos de idade;

Quem tirou a carta depois de 30 de Julho de 2016 vigora a necessidade de revalidação a cada 15 anos, também até aos 60 anos de idade. De notar que em nenhum destes casos existe a obrigatoriedade de apresentar atestado médico;

A partir dos 60 anos de idade, seja qual for a data de emissão da carta de condução, torna-se necessário o atestado médico.A partir dos 70 anos a renovação é obrigatória a cada dois anos.

Como e onde o fazer a renovação da carta?

Primeiro, para a renovação precisa de ter consigo a carta de condução original e o cartão de cidadão. Com isso, pode:

  • Renovar a carta presencialmente nos balcões de atendimento dos serviços regionais e distritais do IMT;
  • Num Espaço do Cidadão;
  • Num Parceiro do IMT – confirme no site do IMT qual o mais próximo de si.

Os custos variam de acordo com a idade:

  • Se tiver menos 70 anos tem o custo de 30 euros;
  • Se tiver mais de 70 anos o custo passa para metade: 15 euros.

No entanto, a opção mais económica e prática é fazer a renovação online através do site do IMT. Ou seja, não terá que fazer nenhuma deslocação e ainda tem um desconto de 10%!
Concluído o pedido – seja online ou presencial – a nova carta de condução é-lhe enviada por correio registado.

Por fim, é importante saber que se não fizer a renovação atempadamente, poderá ficar com a carta caducada e sujeito a uma coima que vai dos 120 euros até aos 600 euros.

Além disto, se a carta estiver caducada entre dois a cinco anos, para voltar a readquiri-la terá mesmo de realizar um exame de condução especial. Sob o mesmo ponto de vista, após os cinco anos de caducidade a carta de condução fica mesmo cancelada. Nesse sentido, para a voltar a ter terá que se inscrever numa Escola de Condução, frequentar as aulas e voltar a realizar Exames de Código e Condução.

Dica BLOGO:

Tem um prazo de até 6 meses antes da data limite para renovar a sua carta de condução. Não o pode fazer antes, mas tenha atenção para não deixar os 6 meses passarem, pois é uma infração grave conduzir com a carta de condução caducada!

Fontes:

Circular Seguro
KBB
Sapo
Montepio

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida