Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Dicas para o transporte de crianças em viagens de automóvel

10 Julho 2018
0 comentários

Viajar e passar tempo em família é uma das melhores coisas que o verão nos proporciona. Se vai fazer viagens de carro com crianças, este artigo é para si! Nele damos-lhe conselhos essenciais para uma maior segurança e tranquilidade no transporte de crianças em automóvel.

Organize o seu automóvel

Fala-se muito das cadeiras de automóvel dos bebés e crianças, dos cintos… mas nem sempre se fala da organização do automóvel!

Antes de iniciar a sua viagem, organize o seu veículo, sobretudo a parte de trás, onde as crianças vão estar. Coloque os livros e brinquedos arrumados, mas acessíveis para os mais novos.

Em primeiro lugar, uma boa organização dos objetos vai facilitar a viagem a todos, pois não precisaram de estar constantemente a passar coisas ou brinquedos aos mais novos, ou a parar em estações de serviços para procurar brinquedos perdidos.

Em segundo lugar, antecipar problemas que o transporte de crianças em viagens pode criar, tal como a sujidade. Se tiver toalhitas, toalhas e fraldas à mão, pode resolver de forma fácil o problema!

Em terceiro lugar, a nível de segurança, ter os objetos e malas arrumadas, previne que em caso de travagem ou choque, existam objetos a voar que possam criar situações de perigo.

Converse e informe as crianças

O transporte de crianças em automóvel, sobretudo em viagens longas, é muitas vezes associado a ansiedade e à sucessão do mesmo tipo de perguntas.
Uma das dicas principais para ter uma viagem mais tranquila com crianças, é a comunicação. Informe as crianças, com antecedência, da viagem e do tempo que esta vai demorar. Explique o trajeto, para onde vão, e como serão feitas as pausas.

Para facilitar não só essa comunicação, mas toda a sua logística, planeie e estude a rota com antecedência. Para que consiga garantir a segurança de todos mas também o conforto das crianças, faça uma pausa a cada duas horas (no máximo) e de pelo menos 15 minutos.

Lista de pontos essenciais para uma viagem com crianças

Para além da organização e da comunicação, existem também a preparação. Para o ajudar, criámos uma lista de pontos essenciais que deve ter em conta em viagens e transporte de crianças:

  • Planeie as refeições com antecedência, se não quiser gastar uma fortuna nas áreas de serviço ! Prepare merendas frias e fáceis de comer em movimento, bem como fruta, legumes e água.
  • Se faz o transporte de crianças pequenas e bebés em idade de fralda, leve pelo menos um saco impermeável e um muda de fraldas portátil.
  • Leve pelo menos uma muda de roupa para cada criança, em caso de sujidade durante as refeições.
  • As cadeiras de transporte de crianças são obrigatórias para crianças com menos de 1m35 o que corresponde, em média, aos 10 anos de idade. Escolha uma cadeira confortável e que respeite as normas europeias de segurança.

Conclusão

O importante no transporte de crianças em automóvel é que seja uma viagem segura e divertida para todos. Com o intuito de envolver todos os passageiros, pense em jogos e atividades coletivos, mantendo sempre a segurança claro.. Podem ser jogos de países e palavras que funcionem apenas com a oralidade por exemplo.

Por fim, lembre-se sempre de também levar os elementos essenciais aconselhados de segurança para viagens de automóvel, a saber:

  • Kit básico de emergência com pensos, compressas e instrumentos de cuidados imediatos;
  • Triângulo e colete reflector;
  • Lanternas – confira as pilhas antes de sair de casa.

Boa viagem!

Fontes:

Notícias ao Minuto
E-konomista
Pumpkin
Rebento

Dica BLOGO:

A tecnologia pode ser uma forma de entreter as crianças, mas não exagere. Os Psicólogos não aconselham as crianças a estarem à frente de ecrãs antes dos três anos, sobretudo em movimento. Privilegie atividades mais lúdicas como leitura, pintura ou jogos em família.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida