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Alimentos Saudáveis: quais são melhores para comer no dia a dia?

7 Setembro 2018
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A preocupação com uma alimentação saudável está cada vez mais presente. Já que queremos cuidar mais de nós, a procura de alimentos saudáveis pode parecer uma tarefa limitadora. No entanto, a verdade é que os alimentos saudáveis são muito variados e saborosos.

No intuito de o ajudar a comer melhor no dia a dia, apresentamos alguns alimentos saudáveis que deve consumir diariamente.

Pequeno-Almoço

Gosta de café? Boas notícias: um café por dia pode ser uma excelente ajuda na prevenção da diabetes de tipo II, bem como o cancro do cólon.

Se não gostar de café, pode começar o dia com um chá ou um copo de bebida vegetal. Para complementar de forma saudável o seu pequeno-almoço, eis alguns alimentos saudáveis que pode comer:

  • Abacate: ajuda a ter uma boa visão, graças ao facto de serem ricos em vitamina E. Para além disso, a gordura presente neste fruto também é ótima para fortalecer e trazer vitalidade ao cabelo e à pele. Pode consumir o abacate sozinho ou barrado em cima de uma torrada matinal, para fazer um sumo verde ou complementar a sua salada favorita.
  • Aveia: este cereal é muito potente e sacia bastante. Pode ser consumido em papas ou em panquecas. Sendo uma ótima fonte de fibra, é indicada para começar o dia com toda a energia!

Snacks Matinais

Bolachas
O conceito de bolachas saudáveis está bastante na moda, mas é sempre importante olhar para os ingredientes das mesmas. Em primeiro lugar, privilegie as que têm como primeiros ingredientes cereais e/ou farinhas. Em segundo lugar, olhe para o teor de açúcar – 20g de açúcar por 100g equivale a quatro colheres de chá!

Escolher bolachas que usam a Alfarroba ou a Aveia como base é uma boa opção. De tal forma que saciam e são saborosas, a alfarroba é um fruto doce, representando uma alternativa às guloseimas e a aveia é uma excelente fonte de fibra.

Algumas opções saudáveis de bolachas:

  • Bolachas de Alfarroba (marca Cem por Cento)
  • Bolachas de Aveia e Trigo (marca Cem por Cento)
  • Tostadas de Aveia (Diet)
  • NutriFibraGo (marca Pro Alimentar)

Fruta

A fruta é também um excelente snack saudável. Leve uma peça de fruta inteira ou corte, antes de sair de casa. Pode colocar alguma fruta num recipiente e assim tem sempre o que comer a meio da manhã. Eis algumas sugestões de frutas para levar consigo:

  • Frutos Vermelhos (Mirtilos, Framboesas, Amoras): prepare uma mistura destes frutos e desfrute de um snack carregado de antioxidantes que ajudam a melhorar os níveis de stress e memória.
  • Manga: com uma grande concentração de fibra e potássio, a manga ajuda a recuperar e prevenir a degeneração macular, que está diretamente ligada à perda da visão. Contudo, pode ser um pouco mais calórico que os outros frutos, deve ser consumido em menor quantidade.
  • Kiwi: com apenas 50kcal, o kiwi é um fruto que pode ser comido inteiro ou cortado. Nesse sentido, é um fruto prático para levar consigo por ser uma grande fonte de vitamina C, mas também de fibra e potássio.

Frutos Secos

Snack de eleição! Os frutos secos são perfeitos para um snack durante um dia de trabalho, pois são muito práticos de transportar e, para além das suas propriedades independentes, saciam bastante.

  • Sementes de Girassol ou de Sésamo: estas sementes ajudam a reduzir o colesterol e podem ser consumidas sozinhas ou juntamente com fruta ou até com pratos.
  • Amêndoas: privilegie amêndoas com pele, que têm menos gordura que as com pele. Contudo, este fruto seco representa um excelente snack pois é rico em gorduras saudáveis e cálcio.
  • Nozes: reforçam o sistema imunitário e, por serem ricas em cálcio, ajudam também no fortalecimento de ossos e dentes. Para além disso, são também ricas em antioxidantes!

Refeições

Ter refeições saudáveis não precisa de ser sinónimo obrigatório de saladas. Assim, existem muita alternativas para tornar as suas refeições saborosas e usando alimentos saudáveis.

  • Salmão: rico em gorduras saudáveis, como o ómega 3, o salmão é um excelente prato. No entanto, deve ser consumido de forma moderada, pois tem um índice calórico muito elevado.
  • Espinafres: inteiros, cozinhados, em esparregado, ou até em sumos os espinafres têm muito poucas kcal. São também uma excelente fonte de antioxidantes, fibra e ferro.
  • Feijão: fonte de proteína, fibra, magnésio, zinco, cálcio e ferro, o feijão é um excelente acompanhamento para as suas refeições.

Sobremesas

Se preferir algo mais guloso como sobremesa em alternativa à fruta, pode optar por iogurtes. Visto que são rico em proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, o iogurte faz parte da lista dos alimentos saudáveis. No entanto, é preciso saber escolhê-los!

Assim sendo, recomendamos que escolha um iogurte que não tenha mais do que 7g de açúcar por unidade, pois isso já equivale a um pacote de açúcar.

Opções de iogurtes saudáveis:

  • Ferme et Fondant Sveltesse (marca Nestlé);
  • Iogurte de soja Natural (marca Alpro);
  • Aroma Magros (marca Mimosa);
  • Iogurte grego 0% (marca Fage).

Fontes:

Nit
A Nossa Vida
SAPO Lifestyle
Made By Choices

Dica BLOGO:

Aprenda a ler e a conhecer os aspetos centrais dos rótulos alimentares. Em suma, se conseguir ler e entender os rótulos, poderá ter uma alimentação totalmente consciente e na qual pode inserir alimentos saudáveis sem dificuldade.

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