Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
antienvelhecimento

Antienvelhecimento: saiba como “adicionar anos” à sua vida

13 Março 2018
0 comentários

O primeiro sinal visível de envelhecimento são as alterações na pele. Componentes como o colagénio e o ácido hialurónico vão desaparecendo com o passar da idade. Quando se procura formas de anti envelhecimento, é comum pensar-se logo em fatores genéticos, mas estes não são os únicos responsáveis por este processo.

O stress do dia-a-dia, a poluição e uma má alimentação são outros fatores que contribuem para o envelhecimento precoce. O principal desafio é como criar hábitos antienvelhecimento que respeitem a saúde, sobretudo numa rotina que é cada vez mais acelerada e stressante.

Neste artigo fique a saber como pode criar hábitos antienvelhecimento e adotar pequenos gestos que podem ajudar a acrescentar anos de vida!

Crie uma rotina de cuidado diário

Sabe-se que a pele começa a envelhecer aos 25 anos. É muito importante começar a cuidar da pele cedo e a utilizar cremes antienvelhecimento e maquilhagem com componentes anti-idade.

Se pensa que estes cuidados só existem para mulheres, está enganado!

Já existem no mercado cremes antienvelhecimento com ingredientes anti-idade também para homens.

Na escolha do seu creme, tenha em atenção os seus componentes. A coenzima Q10 e o ácido hialurónico são dois exemplos de componentes importantes. Estes dois componentes deixam de ser produzidos pelo organismo com o tempo e é importante que tanto o creme de dia, como o creme de noite, os tenham na sua composição.

Pratique exercício físico

A melhor forma de antienvelhecimento e de prevenir doenças é através do exercício físico! A prática de desporto melhora o metabolismo, a circulação sanguínea e permite o ganho de massa muscular magra.

Ter saúde é fundamental para uma vida com qualidade. Uma das melhores formas de acrescentar anos à sua vida, é prevenindo o aparecimento de doenças e, para tal, o exercício físico e o consumo de água são fundamentais.

Faça escolhas alimentares conscientes

Na sociedade atual, o fast food é cada vez mais uma escolha alimentar, quer pela praticidade, pelo custo e pela grande oferta existente no mercado. Contudo, este tipo de alimentação é rica em gorduras trans, umas das maiores responsáveis pelo envelhecimento.

Adotar uma alimentação saudável é uma forma importantíssima de antienvelhecimento, mas também de prevenção e melhoria de problemas de saúde. O consumo de legumes, fruta e muita água também melhora o aspeto da pele.

Aprenda a gerir de forma saudável o stress e as emoções

O maior conselho de antienvelhecimento que podemos dar é: relaxe. O stress provoca o envelhecimento da pele e do corpo, uma vez que tem impacto na saúde mental e na qualidade de vida.

Práticas de relaxamento, yoga ou meditação são excelentes para aprender a gerir o stress e as emoções. Combater o envelhecimento precoce passa por relaxar, focar-se nas emoções positivas e felizes da vida.

Mantenha uma boa rotina de sono

Dormir bem é um ingrediente muito poderoso de antienvelhecimento. As horas de sono são fundamentais para a regeneração das células, a recuperação muscular e a reposição da energia.

O sono melhora a aparência da pele, porque atua na redução dos níveis de cortisol. Se quer acrescentar anos à sua vida, aposte numa boa rotina de sono!

Um dos objetivos do ser humano ao longo do tempo tem sido sempre encontrar estratégias para prolongar a sua vida para um maior conforto e felicidade. Contudo, o ritmo acelerado que vivemos no quotidiano leva a que práticas de antienvelhecimento sejam também aplicadas em coisas simples e centrais como a alimentação, o desporto e o sono, muito mais do que apenas químicos ou cosmética.

Aplique as estratégias e práticas referidas e viva uma vida mais relaxada, centrada do que realmente importa e feliz!

Fontes:

Noticias Ao Minuto
Nivea
Medicina Tradicional Chinesa
Clínica MeiHua

Dica BLOGO:

A componente mental do ser humano tem um papel importante em diversos aspetos da vida, incluindo na prevenção do envelhecimento precoce. Um exercício prático que pode aplicar no dia-a-dia, é ter atenção aos seus pensamentos e praticar a positividade.

Outros artigos que lhe poderão interessar