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Chegada do frio: Preparar a pele, alimentação e rotinas

13 Novembro 2018
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Com a chegada do frio, mudam também as nossas rotinas. Os dias encurtam, a nossa disposição também muda e o frio exige outros cuidados. Como devemos preparar a pele para o frio? E a nossa alimentação, saúde e outras rotinas?

Neste artigo, ficará com algumas dicas de como enfrentar a chegada do frio de forma mais saudável.

Preparar a pele para o frio

A pele é o órgão mais exposto e o que sofre de imediato as consequências do frio. Se no Verão nos preocupamos com o excesso de Sol, no Outono e Inverno não devemos descurar nos cuidados da pele.

Visto que o clima frio tende a deixar a pele seca, é fundamental manter uma rotina de hidratação.

Use para isso um bom creme hidratante e não pense que a proteção solar só é necessária no Verão! De maneira idêntica deve continuar a usar protetor solar ou um hidratante com fator UV, sobretudo na cara pois é a parte mais exposta ao frio.

Além da hidratação, um fator que afeta de forma direta a nossa pele e a saúde no geral é a alimentação.

Alimentação para a chegada do frio

O tempo frio é propício ao surgimento das típicas constipações e mal-estar associado. Com temperaturas mais baixas há a tendência a uma maior desidratação do organismo em geral, acumulação de gordura e potenciais problemas respiratórios.

Mas é possível prevenir esses sintomas com alguns cuidados alimentares.

É conhecida a importância da Vitamina C. Assim, é importante que consuma alimentos como citrinos ou, em caso de necessidade ou aconselhamento médico, a ingestão de suplementação.

A ingestão de Vitamina C diminui as probabilidades de aparecimento de anemia (pois ajuda à absorção do ferro) e, de uma forma geral, reforça a imunidade.

É importante também manter uma boa hidratação. Por outras palavras, consuma muita água, chás ou sumos naturais. Evite café em excesso e bebidas gaseificadas.

Rotina de sono e manter-se ativo

Não deixe que o frio o deixe sedentário! Comece por evitar estar muito tempo sentado. Se o tempo não favorece passeios ao ar livre, inscreva-se num ginásio ou faça exercício em casa!

Em conjunto com a atividade diária é fundamental ter horas de sono adequadas. Por norma, um adulto necessita de cerca de oito horas de sono diárias.

Existe a ideia de que no Outono e Inverno tendemos a dormir mais, o que tem um fundo de verdade. Isto é, como os dias são mais curtos temos a natural tendência de produzir mais melatonina. No entanto, não deixe esse fator alterar o seu tradicional ciclo de sono e faça por dormir o tempo recomendado.

Confirme que o ambiente do seu quarto é acolhedor. Por outras palavras, garanta que este tem uma temperatura adequada e é silencioso. Assim, garantirá que as horas de descanso sejam o mais relaxadas possível.

Com um corpo relaxado e descansado mais facilmente se irá adaptar às rotinas diárias e terá também mais resistência para enfrentar o frio.

Fontes:

Gazeta Esportiva – Vida Saudável
Observador
Para Mim

Dica BLOGO:

Se tiver crianças pequenas em casa, adapte-se ao horário escolar dos mesmos e tente que todos se deitem o mais cedo possível. Caso haja despertares noturnos dos pequenos, o ideal é o casal dividir-se: uma noite levanta-se a mãe, noutra o pai, para que ambos possam ter iguais horas de sono e descanso.

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