Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
crowdfunding

Como é que o crowdfunding o pode ajudar a ser mais feliz?

20 Abril 2017
0 comentários

O crowdfunding ou financiamento participativo é uma forma de as empresas ou individuais conseguirem angariar fundos para os seus projetos. Mais do que uma forma de procura de financiamento, o crowdfunding é também uma forma de ajudar os outros, de ser mais feliz e mais saudável!

Confuso?

São vários os estudos que mostram que ajudar os outros, participando por exemplo em projetos com os quais se está eticamente alinhado, faz bem à sua saúde. Fazer doações ou apoiar financeiramente projetos através das plataformas de financiamento participativo, é um ato altruísta. Não só o permite ajudar iniciativas a ganharem vida, como também motiva a autoestima e a felicidade de quem participa no processo. Pode ajudar a combater a solidão, promovendo a coesão social e a comunicação entre as pessoas.

Como pode participar em iniciativas de crowdfunding?

Nas plataformas online de crowdfunding é possível encontrar todo o tipo de projetos. Desde associações caritativas, iniciativas sociais, projetos empresariais e empreendedores, ideias e eventos culturais, etc.

Atualmente, existem mais de 300 plataformas de crowdfunding, e Portugal não é exceção! Em Portugal, pode submeter o seu projeto ou participar em diferentes iniciativas que procuram investimento em plataformas como o PPL ou o Novo Banco Crowdfunding.

Como funciona o crowdfunding

O tipo de modelo mais comum nas plataformas de crowdfunding é o sistema de doação: o investimento feito pode ser associado a uma recompensa (receber prémios, produtos, bens materiais…) ou não, pois depende única e exclusivamente da generosidade dos financiadores e da sua vontade de contribuir para a realização do projeto final.

A participação em projetos ajuda a que as pessoas se sintam mais felizes e integradas num projeto que lhes faz sentido. Um exemplo de um projecto crowdfunding social que se tornou um sucesso, foi a campanha destinada a ajudar a Grécia. Em 2015, em plena crise económica na Grécia, um jovem inglês decidiu lançar numa plataforma de crowdfunding uma iniciativa de recolha de fundos para ajudar o país. A campanha conseguiu recolher quase um milhão de euros, tendo contado com a ajuda de mais de 55 mil pessoas.

Ajudar os outros torna as pessoas mais felizes, pois a bondade e altruísmo estimulam a serotonina, uma hormona que é geralmente encontrada nos antidepressivos. O crowdfunding é uma excelente oportunidade para estar envolvido em campanhas e iniciativas interessantes, ajudando ao mesmo tempo a sua saúde e bem-estar!

Fontes:

CUF
PPL
NOVO BANCO
Saldo Positivo
Sic Notícias
Boa Boa

Dica BLOGO:

    Se mora em Lisboa ou gosta da capital portuguesa, existe uma plataforma de financiamento participativo dedicada exclusivamente a projetos lisboetas. O Boa Boa, que permite apoiar ideias como: causas humanitárias, espetáculos culturais ou restauros de murais.

Outros artigos que lhe poderão interessar