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Meditação: como meditar e aderir à prática que está na moda

26 Junho 2018
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Vivemos numa sociedade acelerada e que nos pede um ritmo e movimento alucinantes. Semelhantemente a outras práticas como o yoga, a meditação é uma prática de bem-estar. Assim sendo, ajuda-nos a relaxar e a viver de forma mais calma. Saber como meditar, e em apenas alguns minutos, é uma prática que está ao alcance de qualquer pessoa!

O que é a Meditação?

Meditar é uma prática ancestral que permite parar e centrar o pensamento no nosso corpo e no momento presente.

Tal comoo yoga ou o tai chi, a meditação é uma prática que se baseia:

  • numa postura ou num movimento;
  • num trabalho de respiração;
  • numa participação atenta ao momento presente.

Nesse sentido, aprender e saber como meditar de forma imóvel é sinónimo, depois de alguma prática, de ter técnicas que o vão ajudar a ter um quotidiano mais relaxado e conectado… mesmo no meio da confusão da era moderna!

Como meditar em casa?

Começar a meditar é muito fácil e não requer nenhum equipamento especial.

Em primeiro lugar, deve encontrar um momento do dia no qual consiga investir alguns minutos para iniciar a prática:

  • Pode ser de manhã para começar o dia com mais calma e tranquilidade, mas…
  • Também pode ser à noite para se livrar das tensões acumuladas ao longo do dia.

Da mesma forma, se trabalha em casa ou tem momentos de pausa durante o dia, pode começar a meditar a meio da tarde para recarregar as suas baterias.

Escolha também uma duração. Não encurte as sessões e nem as prolongue quando começar a entender a prática. A consistência numa fase inicial de aprendizagem é essencial.

Com o propósito de evitar distrações visuais, escolha uma divisão com o mínimo de coisas, ou até no qual possa estar sentado em frente a uma parede. A fim de se encontrar com maior facilidade, evite divisões com barulhos e sons, por mais mínimos que estes sejam.

Antes de aprender como meditar, comece por ter um momento de relaxamento. Estique-se e, de olhos fechados, respire pelo nariz, de forma calma e profundamente. Esteja ciente do seu corpo e do seu peso na superfície onde está sentado.

Como meditar?

Na meditação não existem posições certas ou erradas. A meditação é um trabalho de introspecção e respiração, que é normalmente, feito sentado com as costas direitas e as pernas cruzadas.

Contudo, se esta posição não lhe for confortável, pode optar por fazê-lo de joelhos, usando um banco seiza. O importante na prática da meditação é que se sinta confortável e esteja numa posição onde consiga refletir e concentrar-se no seu corpo como um todo.

A posição tradicional, sentado de pernas cruzadas, é a posição zazen, que tem uma grande importância na cultura e religião budista. Aliás, esta posição, em forma de “lotus”, é a posição no qual o Bouddha é normalmente representado.

Outras posições conhecidas na prática da meditação:

Encontrada a sua posição – qualquer que ela seja, deve ter sempre as costas bem direitas –, traga a sua atenção para o seu interior e para o seu corpo, estando sempre conectado ao mundo à sua volta. Se sentir que o seu olhar está a fixar um lugar ou objeto, feche os olhos. Por outro lado, se sentir que está a ficar sonolento, abra os olhos.
A respiração é, depois da postura, o segundo pilar da meditação. A técnica da anapana é a técnica budista de “observar a respiração” e ter “consciência da respiração”.

Tenha consciência da sua respiração, deixando-a livre. Durante a meditação, experimente respirar através do abdómen, o que irá contrastar com a respiração acelerada feita apenas através dos pulmões que temos tendência em realizar no dia a dia.

Dificuldade em meditar?

A meditação é uma prática que é necessário fazer muitas vezes para interiorizar e torná-la um hábito natural.

Similarmente a outras práticas, existem várias formas de começar a meditar de forma acompanhada e que sinta que está a evoluir e a aprender.

  • Faça meditações guiadas. Pode optar por adquirir sessões de meditação guiadas. Não apenas pode contratar sessões individuais e online, feitas por profissionais do Yoga e da Meditação, como pode descarregar meditações audio que o acompanharão na sua prática;
  • Use aplicações no seu smartphone. Existem inúmeras aplicações que o podem acompanhar e ajudar a implementar a meditação no seu dia a dia! Por exemplo, a aplicação Calm ou a HeadSpace são muito simples e fáceis de utilizar e tornam a experiência da meditação bem mais simples.

Fontes:

Ana, Go Slowly
O Tao do Reiki
Zaask blog
Activa

Dica BLOGO:

Assim como a prática desportiva ou a adoção de outros hábitos, a meditação deve ser experimentada e feita durante vários dias para que consiga sentir os seus benefícios. Experimente!

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