Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
comprar uma bicicleta

Comprar uma bicicleta: tudo o que precisa de saber.

8 Junho 2017
0 comentários

Andar de bicicleta já não é apenas uma forma de desporto: é um meio de transporte cada vez mais popular, principalmente nas cidades. Quer seja para ir trabalhar ou fazer passeios, os fãs têm aumentado a cada dia. Saiba tudo o que precisa para comprar uma bicicleta que se vai tornar a sua melhor aliada neste verão.

Diferentes tipos de bicicletas.

Existe uma infinidade de modelos de bicicleta no mercado. Desde as bicicletas todo o terreno, às bicicletas de cidade ou ainda as de estrada, o leque é variado. Não é surpreendente que existam ainda muitas dúvidas no momento de comprar uma bicicleta.

A bicicleta deve ser escolhida tendo em conta a pessoa que a irá usar. O sexo, a altura e o peso da pessoa são pontos importantes, tal como também as suas expectativas de uso (se é para ser usada em cidade ou em terrenos batidos).

Bicicleta de todo o terreno (BTT)
Este modelo é destinado a uma utilização mais desportiva e radical. Ao comprar esta bicicleta, poderá aventurar-se em desportos como passeios em montanhas, competição ou corridas de corta-mato.

Bicicleta polivalentes (BTC)
As BTC são uma variante da BTT mas que permite alternar entre terrenos planos e pisos mais irregulares. É um modelo ideal para ser utilizado por aqueles que querem usufruir tanto de momentos de lazer, como de deslocações citadinas.

Bicicleta de cidade
As bicicletas para a cidade são uma excelente opção para quem procura comprar uma bicicleta para deslocações em estrada e citadinas. Perfeitas para meios urbanos, algumas têm até cestos e bolsas anexadas.

Bicicleta de estrada
Tendo como principal característica os seus pneus muito finos, as bicicletas de estrada são ideais para quem quer andar com muita velocidade em estradas e pisos planos.

O que deve saber para comprar uma bicicleta?

Para comprar uma bicicleta, é preciso que responda a algumas questões importantes:

Infografia_Comprar uma bicicleta

O primeiro aspeto importante quando comprar uma bicicleta, é escolher uma que corresponda à altura e idade do utilizador. É também essencial que pense na segurança. Para evitar acidentes, é preciso ter algumas precauções e atenção com os travões, o ajuste do banco e os pedais que devem ser confortáveis durante a utilização.

Bicicletas de homem e de mulher.

Fala-se muito de bicicletas para homem e para mulher… O que será que difere? Em geral, a bicicleta “de mulher” varia pouco dos modelos “de homem”. Existe, no entanto, uma diferença e é importante tê-la em conta quando comprar uma bicicleta.

Este detalhe é a diferença entre a largura da anca e o comprimento das pernas. Sendo a anca das mulheres mais larga, o assento da bicicleta deverá também ser ele, mais largo. Para além disso, as mulheres têm geralmente as pernas mais longas do que os homens. Isso faz com que, para as mulheres, não seja preciso ajustar muito o selim.

Existe muitas vezes a ideia de que a diferença entre as bicicletas de homem e de mulher prende-se pela barra horizontal estar posicionada mais abaixo. No entanto, a posição da barra não afeta em nada a capacidade de uma mulher conduzir com segurança esse modelo. Serve unicamente para se adaptar à presença de uma saia ou de um vestido.

Ao comprar uma bicicleta, não hesite em pedir conselhos e assistência a profissionais. Existem cada vez mais lojas e oficinas de bicicletas que contam com profissionais que o podem assistir e orientar na procura da bicicleta ideal.

Fontes:

Decathlon
Escola de Bicicleta
Bike Magazine

Dica BLOGO:

Para além de escolher uma bicicleta adaptada à sua morfologia e utilização, lembre-se de se informar sobre o código da estrada e conselhos das autoridades para ciclistas em cidades. Evite situações de perigo e usufrua da utilização saudável deste meio de transporte!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida