Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

10 dicas para conservar os alimentos mais tempo no frigorífico

27 Setembro 2018
0 comentários

Durante o verão, é comum transportarmos comida durante os passeios e idas à praia, etc., mas também é normal termos menos tempo ou disponibilidade para ir regularmente às compras. Conversar os alimentos mais tempo torna-se assim uma necessidade para aproveitar mais das férias e do descanso.

Nesta demanda que é a conservação e a deterioração, é essencial termos em mente o que promove ambos os estados.

A conservação é inerente à refrigeração, ao isolamento de humidade, e à aplicação de sal – o primeiro meio que permite conservar os alimentos.

A decomposição surge do calor e da humidade. As temperaturas altas são, portanto, inimigas da nossa carteira no que toca à alimentação.

Vamos, por isso, nos próximos dez tópicos expor algumas dicas que o ajudarão, com recurso à tecnologia doméstica de conservação – o frigorífico – a poupar tempo e dinheiro na alimentação. Assim, vai saber como conservar os alimentos mais tempo durante o verão – e todo o ano!

A Temperatura

Ajuste o seu aparelho a uma temperatura entre os zero e os quatro graus centígrados. Essa é a temperatura ideal para conservar os alimentos, prevenindo o aparecimento de bactérias.

As Prateleiras

Nas superiores, onde a temperatura é constante, deverão ficar os alimentos que não carecem de ser cozinhados, como restos de refeições, ervas aromáticas, etc.

Nas inferiores devem estar os alimentos mais perecíveis, onde a temperatura é mais baixa, como produtos lácteos, ovos, carne ou peixe crus.

As Gavetas

Durante os meses de temperaturas elevadas devemos conservar as frutas e vegetais no frigorífico.

Nesse sentido, deverá separar os vegetais das frutas em diferentes gavetas. Se tiver apenas uma, poderá isolá-los com celofane (alguns frutos, como pêssegos, peras ou ameixas libertam gases que aceleram a decomposição dos vegetais) ou optar por uma película alimentar reutilizável e amiga do ambiente.

A Porta

A maioria dos frigoríficos inclui um espaço próprio para serem colocados ovos… mas estes não devem ser colocados aí!

Devido à maior probabilidade de mudanças de temperatura, deveremos colocar na porta apenas os produtos dotados de conservantes como sumos, molhos, pickles, etc.

Vegetais

  • A alface durará mais se conservada num pote de vidro;
  • As verduras devem ser enroladas em papel de cozinha, sendo que ficarão assim longe da humidade;
  • Os brócolos e o aipo viverão mais tempo se enrolados em papel de alumínio;
  • Se cozer um pouco os vegetais antes de os congelar estes durarão mais!

Fruta

  • As maçãs podem durar meses no frigorífico, se se mantiver atento e retirar rapidamente as que se vão deteriorando;
  • Conserve o ananás sem a coroa e virado ao contrário para que ele dure mais tempo;
  • Enrole a ponta das bananas com celofane ou uma película reutilizável para alimentar e retardará assim o seu amadurecimento.

Ovos

  • Relembramos que os ovos não devem ser colocados na porta do frigorífico: deve conservá-los num recipiente plástico nas prateleiras inferiores, afastados de alimentos que libertem cheiros, pois os ovos absorvem-nos com facilidade;
  • Poderá também cozer os ovos, retirando a casca e depositando-os com sal num recipiente, por exemplo.

Outros Truques

  • Fixe pedaços de pão às extremidades de um bolo já fatiado, usando palitos. Este truque irá manter o bolo longe da humidade e estará assim fresco quando o retirar do frigorífico – isto porque o que irá secar primeiro será o pão, e não o bolo;
  • Alimentos de proteína animal e produtos lácteos devem ser isolados para que mantenham a frescura e não libertem bactérias;
  • Nozes e óleos naturais devem também ser refrigerados para que mantenham a frescura.

O que não colocar no frigorífico

  • Não guarde pão no frigorífico, pois este ficará seco – se o congelar ainda fresco, durará três meses;
  • Tomates ficarão sem sabor e farinhentos se refrigerados;
  • Alhos, abóboras e batatas devem estar em ambientes escuros e secos, e não refrigerados.

Limpeza do Frigorífico

Para conservar os alimentos durante mais tempo, é aconselhado que limpe o seu frigorífico uma vez por mês para mantê-lo livre de bactérias.

Não encha demasiado o frigorífico, uma vez que o ar precisa circular para uma conveniente refrigeração dos alimentos.

Se possível, opte por um frigorífico com a tecnologia No Frost, uma vez que esta tecnologia oferece um ambiente mais seco aos alimentos.

Fontes:

Observador
Bonduelle
1001 Ideias

Dica BLOGO:

Quando optar por um frigorífico mais dispendioso, lembre-se de o assegurar. Já existem seguros para recheio, com o LOGO Casa – Recheio que protege os seus equipamentos em caso de sinistro e oferece também assistência técnica em caso de avaria dos seus equipamentos.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida