Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
CrossFit

CrossFit: tudo o que precisa saber

5 Maio 2016
0 comentários

É provável que já tenha ouvido falar sobre CrossFit, uma modalidade que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal e no resto do mundo.

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral, criado e registado como marca em 2000 por Greg Glassman nos EUA, sendo promovido tanto como uma filosofia de exercício físico, como um desporto que incorpora elementos de treinos de alta-intensidade intervalados.

Este programa permite aos seus praticantes tonificar o corpo, perder peso, ganhar força, resistência cardiovascular/respiratória, melhorar os níveis de energia, flexibilidade, velocidade, agilidade, equilíbrio e melhor coordenação.

Sendo uma marca registada, as aulas de só podem ser dadas em ginásios afiliados. Neste momento, existem cerca de 13,000 ginásios afiliados em todo o mundo.

Quem pode fazer CrossFit?

O CrossFit foi concebido de forma a permitir que qualquer pessoa, independentemente da sua idade, condição física e experiência, o possa praticar. Embora o programa seja igual para todos os praticantes, o nível de intensidade dos exercícios é adaptado à forma física de cada um.

Quais as vantagens?

– Tonifica, emagrece e aumenta a força e resistência;
– É curto e intenso, logo não tem de “tirar” muito tempo do seu dia-a-dia para praticá-lo;
– As aulas são sempre diferentes, por isso não há hipótese de cair em monotonia;
– Melhora a saúde cardiovascular: durante as aulas verifica-se um aumento dos batimentos cardíacos melhorando os índices de resistência física.
– Motivação – é comum a desmotivação no ginásio, devido à necessidade de um incentivo extra durante o treino. No CrossFit existe uma coesão, dita ‘obrigatória’ para acompanhar o grupo e os exercícios tendem a levar os participantes a superarem os seus limites. A comunidade de praticantes de CrossFit é cada vez maior e durante os treinos desenvolvem-se laços de companheirismo. Existe sempre um grande sentimento de equipa e camaradagem.
– As aulas de CrossFit são sempre conduzidas por um treinador qualificado e certificado.

Como é uma aula?

Uma aula de CrossFit pode ter uma duração de 45 minutos a uma hora. Todos os participantes começam à mesma hora e existem sempre instrutores a supervisionar e ajudar nos treinos.

A maior parte dos ginásios associados ao CrossFit dividem as suas aulas em três sessões:

  1. Aquecimento dinâmico: regra geral consistem em saltos, flexões, levantamentos e corrida.
  2. O treino do dia: as aulas são sempre diferentes. Os participantes terão que fazer um certo número de repetições de vários tipos de exercícios, no mais curto espaço de tempo possível.
  3. Arrefecimento/alongamentos: é a parte final da aula, onde os participantes ficam livres para fazer os alongamentos que desejarem.

Fontes:

– CrossFit
– CrossFit Defined
– NerdFitness
– BSB Crossfit

Dica BLOGO:

  • Antes de começar a praticar CrossFit, faça um check-up geral e transmita-o ao seu treinador, para que os seus treinos possam ser adaptados em função da sua condição física.

Outros artigos que lhe poderão interessar