Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Desconecte-se do smartphone: 7 dicas e apps que o vão ajudar

4 Setembro 2018
0 comentários

Foco. Desde que temos smartphones, o foco é um dos aspetos que mais ficou prejudicado. É sabido que o smartphone pode ser uma grande distração tanto para o trabalho, como para o tempo de qualidade que queremos passar com a família e amigos.

Neste artigo mostramos algumas aplicações que pode usar, de forma a não estar tanto tempo apegado ao seu smartphone e aproveitar mais o que está ao seu redor.

Aplicações para utilizar no seu smartphone

1. Moment (iPhone) – QualityTime (Android)

As apps Moment e QualityTime permitem fazer o registo de tudo o que faz no seu smartphone. Isto é, com estas apps consegue ficar a saber quanto tempo passou em cada aplicação ou a fazer determinadas tarefas no smartphone.

Mesmo que estas apps não o mantenham longe do seu smartphone, permitem-lhe saber onde passa mais tempo e ter noção do que deve controlar e cortar da sua agenda.

Download: Moment (iPhone)
Download: QualityTime (Android)

2. Forest (iPhone e Android)

Plante árvores com o seu smartphone: a app Forest permite-lhe que, sempre que quiser focar-se em alguma tarefa, possa plantar uma árvore virtual. Se utilizar o seu smartphone antes do tempo que anteriormente estabeleceu, a árvore morre.

As árvores plantadas (ou seja, o tempo durante o qual ficou focado) vão formar um jardim digital, o que permite ter uma espécie de jogo, motivando-o a manter-se longe do smartphone.

Apesar de serem virtuais, à medida que for acumulando moedas virtuais pode optar por doar as moedas que tiver para a plantação de árvores reais.

Ou seja, o seu foco e produtividade podem converter-se em árvores!

Download: iPhone e Android

3. Space (iPhone e Android)

A app Space foi criada à base de estudos e recursos provenientes de universidades de todo o mundo. Esta app cria um programa personalizado consoante a utilização que faz do seu smartphone.

Nela pode fixar objetivos concretos, ativar funcionalidades que reduzem a luz do telemóvel ou ainda comparar os seus hábitos e progressos com os seus amigos.

Download: iPhone e Android

Dicas suplementares

  • Desligue o telemóvel à noite e acorde com um despertador clássico. Dessa maneira, não terá a tentação de passar logo vários minutos ao telemóvel quando acordar!
  • Organize o ecrã do seu smartphone, mantendo visíveis apenas as apps importantes. Esconda as restantes (as “tentações”) em pastas. Assim irá ter tempo para pensar duas vezes antes de as abrir!
  • Desative nas definições do seu telemóvel todas as notificações que não necessita de ser chamado à atenção.
  • Para que mantenha o foco, deixe apenas ativas as notificações de aplicações, realmente importantes como as chamadas, mensagens e email. Por exemplo, a app MyLOGO tem a opção de apenas ativar as notificações quando necessita de consultar alguma promoção.
  • Fale mais: passamos muito tempo nas aplicações de mensagens e falamos cada vez menos. Se tem alguma coisa para dizer, para evitar ficar “preso” às apps, faça uma chamada!

Fontes:

Observador
Público
SAPO Expresso

Dica BLOGO:

Dê o exemplo: se tem filhos que estão sempre “colados” ao smartphone, implemente momentos “offline” nos quais também os adultos têm que se manter longe dos smartphones. Hábitos implementados em grupo são mais facilmente enraizados!

Outros artigos que lhe poderão interessar