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Desidratação: como combatê-la de forma natural no quotidiano

2 Agosto 2018
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A desidratação é um tema muito falado durante o verão. No entanto, manter um bom equilíbrio de água no nosso corpo ajuda a garantir o seu funcionamento adequado, sendo algo que merece a nossa atenção ao longo de todo o ano.

Primeiro, é importante ter noção de que as consequências da desidratação são rapidamente sentidas a vários níveis e que não é assim tão difícil combatê-la no dia a dia. Surpreendentemente, beber água não é a única forma de combater a falta de hidratação! Sabia disso?

Neste artigo, apresentamos-lhe diversas formas naturais de se hidratar e evitar perder energia e vitalidade durante o verão.

Sinais de desidratação

Antes de mais, é importante que tenha conhecimento dos principais sinais de falta de hidratação para saber como tratá-la. Prevenção é a chave para o sucesso neste caso!

Em contraste com outros estados, não existe sinal de início de desidratação. Ou seja, a desidratação é já por si um mecanismo de alerta tardio que ocorre quando a pessoa já não está hidratada o suficiente.

Dessa forma, os primeiros sintomas de uma desidratação são:

  • sede;
  • boca seca;
  • sensação de fadiga;
  • pouca energia;
  • irritabilidade.

No caso de uma desidratação muito grave, os sintomas podem piorar para:

  • espasmos musculares;
  • diminuição ou perda de consciência;
  • urina rara ou até inexistente;
  • frio e calafrios;
  • pontas dos dedos, pés e nariz húmidas;
  • pressão arterial baixa ou até indetectável;
  • batimento cardíaco fraco e acelerado;
  • palidez da pele.

A desidratação, quando grave e não tratada, pode levar a estados de saúde muito graves. Assim sendo, manter-se hidratado é essencial para ter saúde e vitalidade, visto que cada célula do nosso corpo precisa de água e oxigénio.

Como combater de forma natural a desidratação

1. Aumentar o consumo de água

Claro que a primeira medida para se manter hidratado é com o consumo de água. Sabia que quando sente sede é porque já está desidratado?

Antecipe o estado de desidratação consumindo pelo menos dois litros de água por dia – e isto mesmo que não tenha sede!

Nesse sentido, eis algumas dicas para consumir água de forma mais recorrente no quotidiano:

  • coloque fruta dentro da sua garrafa de água para esta ficar aromatizada;
  • coma gelados feitos de fruta – mas cuidado aqui com o consumo de açúcar, mesmo que sejam açúcar naturais;
  • em vez de beber grandes quantidades de água de uma vez, vá bebendo pequenas quantidades ao longo do dia.

2. Sopas e caldos

Embora mais consumidas no inverno, as sopas e os caldos são ótimas fontes de água. Este tipo de prato ajuda a repor os líquidos e minerais perdidos durante o dia.

Dessa maneira, para aumentar ainda mais o poder de hidratação das sopas e caldos, adicione vegetais ricos em água como o rabanete ou o aipo. Se preferir, pode sempre fazer uma sopa fria como o gaspacho.

Dica suplementar: se treinar ou fizer desporto, coma uma tigela de sopa antes do treino para evitar a desidratação e melhorar o seu desempenho físico.

3. Soro oral de Re-Hidratação Caseira

Com o intuito de tratar a desidratação, o médico Norbert Hirschhorn chegou, nos anos 60, ao perfeito equilíbrio entre água, sal e açúcar, que permite recuperar de um estado avançado de falta de hidratação.

De facto, a mistura é ainda hoje utilizada em casos avançados de desidratação, podendo ser também feita em casa, se sofrer de diarreia ou vómitos – duas formas que podem levar rapidamente à perda de líquidos e desidratação.

A receita é a seguinte:

  • 1 litro de água filtrada (fervida ou mineral, engarrafada)
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)

Modo de preparação:

  • Misturar bem todos os ingredientes.
  • Beber em pequenas quantidades várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vómito ou da diarreia.

4. Água com Limão

A água com limão é uma bebida calmante e que permite hidratar o corpo para ter mais energia e vitalidade.

Uma receita simples:

  • Adicione o sumo de 1/2 limão num copo de água.
  • Adicione uma colher de chá de mel, 1/2 colher de chá de pimenta preta em pó e uma pitada de sal.
  • Misture muito bem todos os ingredientes e beba calmamente esta bebida em intervalos regulares.

5. Frutas e Vegetais

Já que no verão, pouca coisa sabe tão bem quanto fruta e vegetais frescos…aproveite! Ao mesmo tempo que sabem bem, as frutas e vegetais ricos em água ajudam também a manter uma boa hidratação.

Algumas frutas e legumes a privilegiar sobretudo no verão, quando é normal perder-se mais líquidos, são:

  • Melancia;
  • Melão;
  • Laranjas;
  • Morangos;
  • Pepinos;
  • Uvas;
  • Aipo;
  • Alface;
  • Rabanete;
  • Espinafres;
  • Tomates.

Assim sendo, as opções são muitas. Saiba que pode comer estes alimentos crus ou adicionando-os a saladas, smoothies e sumos.

Conclusão

Em suma, é possível manter-se hidratado sem dificuldade. Para que a sua saúde não sofra, lembre-se que é essencial beber água e/ou consumir alimentos com muita água, sendo que a desidratação pode levar a graves problemas de saúde.

Em conclusão, siga estas dicas suplementares para se manter hidratado:

  • Para evitar a desidratação, quando sair, leve sempre consigo uma garrafa de água reutilizável – assim basta encher novamente quando ficar sem água, e ainda ajuda o ambiente, ao não comprar garrafas de plástico;
  • Se se sentir desidratado, evite beber refrigerantes, café ou bebidas muito doces. Por outro lado, privilegie alimentos sem sal;
  • Evite beber álcool se estiver propenso à desidratação;
  • Não faça desporto ou exercício, sobretudo se for no exterior, durante a altura mais quente do dia;
  • Se a desidratação for devida a uma atividade física prolongada, consuma uma bebida que contenha eletrólitos (termo médico/científico para sais).

Fontes:

SIC
SAPO Lifestyle
Saúde Cuf

Dica BLOGO:

Sob o mesmo ponto de vista das dicas apresentadas, é essencial que implemente uma rotina para beber água. Com o intuito de o ajudar, pode colocar um alarme no seu telemóvel ou usar uma aplicação como a app Beber água, disponível tanto para Android como para iOS.

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