Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Higiene Dentária: Dicas para Bons Hábitos Diários

27 Dezembro 2018
0 comentários

Um sorriso bonito é das melhores cartas de apresentação que qualquer um de nós pode ter. Lavar os dentes é uma prática que nos é incutida desde cedo, de forma a manter uma higiene dentária adequada.

No entanto, há outros pequenos pormenores que devemos ter em conta para manter os dentes brancos e saudáveis. Ponha em prática estas dicas e volte a sorrir com vontade!

Basta lavar os dentes para uma boa higiene dentária?

É considerado como hábito de higiene e saúde básico, a lavagem dos dentes. Ensinamos às crianças desde a mais tenra idade, até que acaba por se tornar em algo que já fazemos de forma automática. Temos várias opções de escovas e pastas de dentes e, por vezes, pode tornar-se confuso de distinguir o que realmente é essencial ou não.

Contudo, a “simples” lavagem de dentes pode não ser suficiente. Em primeiro lugar, será que escovamos os dentes devidamente?

O tempo mínimo de lavagem recomendado é de cerca de 2 minutos, ou seja, cerca de 30 segundos por cada quadrante da boca. Em segundo lugar, não basta a lavagem de dentes com a escova!

Após esta lavagem também se aconselha o uso do fio dentário, sendo que aqui o tempo demorado depende da necessidade de cada um.

No fim, deve finalizar a sua higiene dentária com o elixir bocal. Não se esqueça também que deve mudar de escova de dentes a cada 3 meses, para garantir que esta continua eficaz na remoção da placa bacteriana e que não contém outro tipo de bactérias do exterior, que podem acabar por se alojar na boca e desenvolver algum tipo de infeções ou outras complicações.

Apesar de ser fundamental ter em conta o processo de higiene dentária completa, a manutenção da nossa higiene dentária também passa pelo que comemos e bebemos.

Coma mais maçãs, beba menos café

Os doces são o alimento número um a evitar para manter uma boa higiene dentária. Aqui não há novidade. O açúcar é o maior inimigo, causando as indesejadas cáries e aumentando a quantidade de bactérias na boca. Para além disso, os doces tendem a ficar colados nos dentes, dificultando a limpeza. Portanto, evite alimentos e refrigerantes açucarados.

O café, chá e vinho tinto também não devem ser consumidos com demasiada frequência pois têm pigmentos que favorecem as manchas nos dentes. Além destes, os hidratos de carbono brancos como a massa, arroz favorecem o aparecimento de bactérias, pelo que a opção ideal é optar por hidratos de carbono integrais, no lugar dos refinados.

Mas a alimentação também pode ser amiga dos nossos dentes. De uma forma geral, as frutas e vegetais fazem bem aos dentes porque são ricos em água, fibra, vitaminas e minerais e estimulam a produção de saliva. Por demorarmos mais tempo a mastigá-los (crus), a maior produção de saliva leva a uma maior limpeza mecânica natural dos dentes e consequente proteção contra as bactérias.

Como vê, não é difícil manter uma boa higiene dentária. Basta lavar os dentes adequadamente e seguir alguns conselhos a nível de alimentação.

Fontes:

Observador
Seguros LOGO
Ordem dos Médicos Dentistas
Direção-Geral da Saúde

Dica BLOGO:

É essencial fazer uma visita anual ao dentista para manter uma boa higiene dentária. O Seguro de Saúde LOGO tem o Módulo Dentista por apenas 4,10€ por mês, com descontos mínimos de 30% nos atos médicos. A adesão é online, sem carência. Sem franquia. Sem reembolsos. Sem envio de documentação. Aposte no seu sorriso!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida