Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
ecoturismo

Ecoturismo: Para umas férias «green» em Portugal e no estrangeiro

6 Junho 2017
0 comentários

Turismo responsável ou ecoturismo, também conhecido como turismo rural – uma nova forma de passar férias respeitando e aproveitando o melhor da natureza. Focado principalmente na descoberta da natureza, o ecoturismo é cada vez mais uma tendência procurada para as férias dos portugueses.

A consciencialização e respeito pelo meio ambiente, pelo uso racional dos recursos naturais e a procura de relaxamento total, tem levado ao crescimento do turismo rural em Portugal.

INFOGRAFIA_Ecoturismo_Portugal

Para o inspirar para as férias que estão a chegar, fizemos uma seleção das regiões em Portugal onde pode explorar o ecoturismo. Incluímos também uma seleção de ecoturismo no estrangeiro, caso procure destinos ecológicos além fronteiras.

Onde fazer Ecoturismo em Portugal?

Aldeias do Xisto
Com 27 aldeias de 16 concelhos diferentes, a rede de Aldeias do Xisto conta hoje com diversos alojamentos de turismo rural. Aproveite para mergulhar no quotidiano das aldeias portuguesas e descubra a beleza natural do Centro de Portugal.
Não deixe de explorar a Aldeia da Pena, uma aldeia com meia dúzia de habitantes e que tem diversas estruturas de turismo rural à sua espera.

Dornes
Perto de Ferreira do Zêzere, encontramos uma das vilas míticas da época dos Templários. Localizada numa pequena península no Rio Tejo, a vila de Dornes oferece-lhe a possibilidade de estar mergulhado entre o rio e as montanhas, mas não só. Nesta pequena vila pode aproveitar para descobrir mais sobre os Templários e a própria história de Portugal.

Parque Nacional da Peneda Gerês
Mais do que sucumbir aos tentadores complexos turísticos, aproveite para descobrir o Gerês usufruindo do turismo rural. A Aldeia de Sistelo é um exemplo de um local onde pode descobrir estruturas de ecoturismo, estando no centro do melhor que o Gerês lhe tem para oferecer.

Sortelha
Toda a região do Sabugal é de uma beleza ímpar. A aldeia de Sortelha, situada num monte a mais de 760 metros de altitude, merece ser descoberta da forma mais green e pura. Tipicamente medieval, a aldeia conta ainda com parte das suas muralhas e estruturas originais.
Um excelente ponto de partida para descobrir toda a zona da Serra da Estrela e da Serra de Malcata.

Ecoturismo e turismo rural no estrangeiro.

Para aproveitar a beleza natural além fronteiras, porque não partir para o Brasil? A região do Pantanal é uma das zonas naturais mais importantes do mundo. Crocodilos, pássaros, plantas únicas e lagos impressionantes – tudo pode ser encontrado nesta região.

Mais perto, em França, conta também com um vasto leque de opções de ecoturismo. Explore os parques naturais do país como o Parque Nacional dos Écrins, no centro dos Alpes. Aí, poderá aproveitar a natureza e observar mais de 1800 espécies diferentes de vegetação.

Aproveite as suas férias para escapar da cidade e do stress, aproveitando para descobrir o melhor que a natureza tem. O ecoturismo irá proporcionar-lhe experiências e descobertas únicas, que o irão fazer regressar ao trabalho com toda a energia!

Fontes:

Vortexmag
TravelBI Turismo de Portugal
Vortexmag

Dica BLOGO:

Ao optar por umas férias mais green e por alojamentos em turismo rural, porque não aproveitar para relaxar totalmente? Desconecte-se das tecnologias, descubra o poder da meditação e usufrua das suas férias em toda a sua plenitude.

Outros artigos que lhe poderão interessar