Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
perder peso

Saiba como ficar em forma para o verão, de forma saudável e equilibrada.

21 Abril 2016
0 comentários

Apresentamos algumas dicas que o(a) podem ajudar a perder peso e a tonificar o seu corpo.

1) Identifique os pontos a melhorar

perder peso

Pense no que tenciona melhorar no seu corpo e reflita sobre os seus hábitos. Identifique ainda o que o(a) está a impedir de sentir-se em forma – será a falta de uma alimentação saudável ou um estilo de vida demasiado sedentário? Para alcançar o seu objetivo é fundamental ter uma noção clara daquilo que pretende corrigir, seja perder peso ou outra questão.

2) Tire as suas medidas e calcule o IMC

perder peso

Pese-se e meça a circunferência das áreas do seu corpo que pretende melhorar (cintura, abdómen, coxas, braços, etc). A medição da circunferência da cintura é um método utilizado para verificar se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Os valores variam conforme o sexo, encontrando-se em elevado risco mulheres com um perímetro de cintura ≥ 88 cm e homens com um perímetro de cintura ≥ 102 cm.

Em seguida, calcule o Índice de Massa Corporal (IMC). É o método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para verificar se o peso de uma pessoa adulta (que não esteja grávida ou em período de amamentação) se encontra acima ou abaixo do ideal. O IMC calcula-se dividindo o peso (em quilos), pela altura ao quadrado (em metros).

Vejamos o exemplo de uma pessoa que mede 1,75m e pesa 72kg:
IMC = 72 ÷ (1,75 x 1,75) =
= 72 ÷ 3,0625 =
= 23,51

O resultado obtido deve ser comparado com os valores da seguinte tabela:

ClassificaçãoIMC (kg/m2)
Baixo peso≤18,5
Peso normal18,5 a 24,9
Pré-obesidade25 a 29,9
Obesidade grau I30 a 34,9
Obesidade grau II35.00 a 39,9
Obesidade grau III≥ 40

 

3) Aposte numa dieta saudável

perder peso

Se o objetivo é perder peso, uma dieta saudável é tão importante como a prática de exercício físico. Aposte numa alimentação rica em frutas e vegetais, cereais integrais (aveia, centeio, milho, trigo, etc) e proteína. Opte sempre que possível por carnes brancas (peixe e aves) e evite ao máximo alimentos calóricos como açúcares, hidratos de carbono (massas e arroz), bolachas, refeições congeladas, etc. Evite também refrigerantes e bebidas alcoólicas.

4) Faça 5 a 6 refeições por dia

perder peso

Diminua o seu peso de forma eficiente: coma pequenas refeições ao longo do dia em vez de três grandes refeições. Assim irá controlar melhor a fome e manterá o metabolismo acelerado, o que por sua vez irá queimar mais calorias.

5) Beba água

perder peso

Já sabemos que beber água proporciona benefícios para a saúde e pode ajudar na perda de peso. Como? Para além de contribuir para um aceleramento do metabolismo, a água funciona como um supressor de apetite. Por isso, antes de cada refeição, beba água para se sentir mais saciado e, assim, comer menos quantidade durante a refeição. Mais: tenha sempre consigo uma garrafa de água e mantenha-se hidratado(a) todo o dia!

6) Faça exercício físico

perder peso

Para ficar em forma, para além de uma dieta saudável, deve praticar exercício físico com regularidade. Os tipos de exercícios físicos que deve fazer dependem dos seus objetivos.

Se pretende reduzir o peso, o recomendável é fazer exercícios cardiovasculares, como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, praticar danças e natação.

Se o objetivo for tonificar músculos, deverá apostar em exercícios anaeróbicos, como abdominais, agachamentos, flexões, levantamento de pesos, etc. Cada um destes exercícios foca-se em diferentes partes do corpo, por isso, primeiro identifique aquelas que pretende tonificar. Por exemplo, enquanto os abdominais trabalham mais a barriga e as flexões os braços, os agachamentos tonificam as pernas.

7) Durma, caso contrário vai engordar

perder peso

Existem estudos que indicam que quem dorme poucas horas tem maior probabilidade de ganhar peso. Uma das teorias científicas que sustentam este facto refere que dormir inibe a ação de hormonas que estimulam o apetite, como a Grelina e a Leptina. Assim e idealmente, um adulto deverá dormir entre 7 a 9 horas por dia.

Fontes:

– Health.com
– Menscience
– Mayo Clinic
– Medscape
– Observatório Nacional da Atividade Física e do Desporto
– Saboreia a Vida
– Associação Portuguesa dos Nutricionistas
– Organização Mundial de Saúde

Dica BLOGO:

  • Todos nós temos corpos diferentes e é importante aceitarmos as nossas características naturais. Crie uma meta que queira alcançar mas sem exageros, o importante é manter-se saudável.
  • A OMS recomenda duas horas e trinta minutos semanais de atividade aeróbia de intensidade moderada (ou seja, caminhada rápida). Vamos a isso!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida