Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Fraude Alimentar: Será que sabe o que está a comer?

11 Outubro 2018
0 comentários

A qualidade dos alimentos é cada vez mais controlada, mas a questão da fraude alimentar é ainda uma preocupação que deve ser abordada.

Hoje em dia damos importância não só ao valor nutritivo, como também a todo o processo envolvido desde a produção dos nossos alimentos, até à nossa mesa. A fraude alimentar é, no entanto, ainda um problema comum nas nossas sociedades, demonstrando que mesmo a rotulagem pode ser enganosa, e que para isso temos de ter cuidados extra ao comprar certos produtos.

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para conhecer melhor os alimentos e para assegurar uma alimentação saudável para a sua saúde.

Alimentos com os quais deve ter especial atenção

Carne e peixe

Estes alimentos têm como base de sustento uma boa refrigeração. Infelizmente existem casos de negócios industriais e comerciais a fazer uma rotulação errada, adicionando por vezes, químicos para a sua maior durabilidade.

Escolha locais de confiança para a compra destes alimentos. Olhe bem para as embalagens, se comprar carne ou peixe embalado: a transpiração e humidade dentro da embalagem são sinais de uma condição inadequada. No caso dos produtos embalados a vácuo, deve evitar sempre, casoestes tenham bolhas de ar ou líquido.

Leite

O leite é um dos produtos com os quais devemos ter mais cuidado em relação ao seu estado de consumo.

Idealmente, deve procurar sempre leite com um largo prazo de validade. Uma alternativa é usar leite em pó, que contrariamente à versão líquida, consegue manter as proteínas do produto após a extração da água.

E porque não aproveitar a variedade de escolha que temos hoje em dia e experimentar os leites vegetais com sabores desde soja, arroz, amêndoa ou mesmo coco? São muito nutritivos e cada vez mais acessíveis!

Frutas e Vegetais

Um dos maiores problemas da agricultura moderna é o uso indevido de aditivos químicos que estão, muitas vezes, associados a patologias como o cancro.

Os legumes e vegetais são produtos ligados a esta catástrofe dos agrotóxicos, com a qual, felizmente, a sociedade está cada vez mais consciencializada. Uma opção para se manter mais seguro, é optar por frutas e vegetais de agricultura biológica ou orgânica.

No momento de comprar estes alimentos essenciais, verifique de onde vêm e se o selo orgânico está associado. Se tiver o selo, significa que foram cultivados em ambientes controlados e responsáveis.

Contudo, mesmo que biológico, é muito importante proceder a uma lavagem cuidadosa destes vegetais, pois mesmo esses podem conter bactérias.

Mel

O Mel é um dos adoçantes preferidos. Contudo, é muitas vezes alvo de fraude alimentar e adulterações. Só para exemplificar, é muitas vezes alvo de adição de xarope de milho com concentração elevada de frutose, xarope de sacarose, açúcar invertido de beterraba e outros óleos essenciais.

Nesse sentido, deve apostar, sempre que possível, na compra de produtos locais com a marca orgânica associada. Afinal, esse é o selo que garante que é uma produção consciente e amiga do ambiente!

Conclusão

Com as várias polémicas sobre fraude alimentar, as marcas que estão cada vez mais a apostar em produtos orgânicos. Contudo, mais importante que comprar logo produtos cuidados, deve ter consciência do que ingere.

Aconselhamos a pesquisar os seus produtos preferidos e ter a certeza que não o estão a prejudicar. Para que consiga ter essa certeza, basta ler sempre as informações nas embalagens. Por vezes, nem é preciso gastar mais: basta saber o que escolher!

Fontes:

SAPO Visão
SAPO Expresso
Público

Dica BLOGO:

Sente que precisa de ajuda para entender melhor os rótulos alimentares? Ou para saber o que ingerir? Visto que a nutrição mexe com a nossa saúde de forma direta, consulte um profissional de nutrição. O Seguro LOGO Saúde incluí o acesso a medicinas de nutrição e complementares!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida