Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
gripe-sazonal

Gripe Sazonal: quais os sintomas e tratamentos

8 Dezembro 2016
0 comentários

A gripe sazonal é uma doença infeciosa respiratória facilmente contagiosa, que tem o seu pico de propagação nos meses de maior frio. A maioria das pessoas que sofre de gripe sazonal não necessita de tratamento médico, mas é importante conhecer os sintomas, tratamentos e formas de prevenção, sobretudo se pertence a algum dos grupos de maior risco.

Como se transmite?

A transmissão do vírus da gripe transmite-se através do ar ou do contacto direto com as pessoas contagiadas. Basta uma pessoa que esteja contaminada com o vírus da gripe falar ou tossir, para que liberte para o ar as bactérias que serão respiradas por outras pessoas que ficarão igualmente contaminadas.

Sendo uma doença que se transmite muito facilmente, é importante que, perante o mínimo sintoma de gripe deva:
• ter o reflexo de tapar a boca sempre que se tussa ou fale;
• evitar contagiar as mãos ou face, para que ao toque com outra pessoa não aumente o risco de contaminação.

Quais os sintomas?

Depois da contaminação pelo vírus da gripe, os sintomas costumam aparecer nas 48 horas seguintes. A gripe sazonal tem como sintomas imediatos e comuns:
• febre, normalmente a rondar os 39°C;
• fatiga;
• dores de cabeça;
• dores musculares e articulares;
• tosse seca.

Como prevenir a contaminação da gripe sazonal

A gripe sazonal não deve ser vista como algo normal. Este vírus pode provocar mais complicações e problemas, sobretudo em pessoas mais frágeis e de risco como crianças, pessoas idosas ou pessoas que sofrem de doenças crónicas.
A vacinação é a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe sazonal. Pessoas que fazem parte dos grupos de risco acima mencionados devem ter em especial atenção a renovação da vacina da gripe, anualmente, pois a cada ano surgem novas mutações e variações do vírus da gripe, sendo importante que essa proteção esteja sempre atualizada.

Como tratar a gripe sazonal?

Se sente alguns dos sintomas da gripe sazonal, é importante que siga alguns conselhos para que esse período seja menos doloroso e cansativo e que permita uma recuperação mais rápida.
• Descanse e beba muita água;
• Limpe as vias nasais com produtos de água do mar. Isso permite acalmar os sintomas da gripe, mas ajuda também a combater a sinusite, que é uma das consequências da gripe sazonal;
• Antes de comprar e tomar comprimidos, consulte um especialista farmacêutico ou médico, para evitar combinações de medicamentos ou efeitos secundários.

Fontes:

SNS
Gripenet
DGS

Dica BLOGO:

  • Se tem mais de 65 anos, a vacina da gripe sazonal é gratuita. Basta dirigir-se a um Centro do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para quem não tem acesso à vacina gratuita, esta pode ser adquirida nas farmácias, com receita médica, sendo comparticipada a 37%.

Outros artigos que lhe poderão interessar