Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
hygge

Hygge: 6 coisas que deve fazer para ser feliz como os dinamarqueses

13 Abril 2017
0 comentários

Há vários anos que os dinamarqueses são consideradas as pessoas mais felizes do mundo (1). A razão para essa felicidade tem o nome de Hygge. O Hygge é um estilo de vida que coloca o bem-estar, a ternura e a convivialidade como os valores centrais do quotidiano. O Hygge não é uma tendência; mas sim um verdadeiro estilo de vida e de mentalidade.

O que é o Hygge?

O Hygge ajuda a tornar a vida mais bonita, concedendo-lhe uma boa dose de doçura e de calor.

O termo é difícil de traduzir para português, mas Louisa Thomsen Brits, escritora britânica que lançou o livro “The Book Of Hygge The Danish Art Of Living Well” (que ainda não foi traduzido para português), explica que o Hygge é o conhecimento de estar com outras pessoas, é uma sensação de calor, de segurança, de conforto e de proteção.

O Hygge é no fundo um convite à partilha e à conexão com outras pessoas e lugares, que nos dão coragem e conforto.

No fundo, para praticar o Hygge não precisa de se mudar para a Dinamarca ou apreender dicas complicadas em dinamarquês. Praticar o Hygge é estar atento, é ouvir-se a si mesmo e aos outros, é trocar o mau humor do quotidiano por um copo de vinho entre amigos, é desfrutar dos passeios no parque ou de um simples chá quente debaixo de uma manta a ler um bom livro.

Diminuir o ritmo acelerado do dia a dia e aproveitar os pequenos momentos que o fazem feliz, é o que faz do Hygge algo a ser aplicado no nosso quotidiano.
Recorrendo a estas 6 técnicas fáceis de aplicar, comece a experienciar esta fórmula dinamarquesa para a felicidade:

1. Torne a sua casa mais acolhedora

O Hygge não precisa de estar vinculado a um local específico. Na verdade, o lugar no qual pode procurar conforto e conectar-se, pode ser a sua própria casa. Para que isso seja possível, a sua casa tem que ser um lugar reconfortante e que lhe proporcione não só conforto, como também segurança e calma.

2. Torne os pequenos momentos especiais

Os dinamarqueses não veem a rotina como algo aborrecido de que se querem livrar. Todos os pequenos momentos, mesmo que repetidos diariamente, devem ser valorizados. O pequeno-almoço com a família ou a pausa do café com os seus colegas de trabalho são oportunidades para enriquecer experiências e reforçar relações: e por isso, não devem ser vistas como algo a ser despachado.

3. Conforte os outros

Se a felicidade de cada indivíduo é o centro do Hygge, os dinamarqueses não se esquecem que é também a partilha e o convívio que permitem alcançar essa mesma felicidade. Convide os seus amigos para desfrutar de uma boa garrafa de vinho, ria com eles e aproveite para conversar, ouvir e reconfortá-los no dia-a-dia.

4. A importância do toque

A sensação de calor e conforto passa pela temperatura da casa e pela companhia dos seus amigos, mas também pelas roupas e tecidos que utiliza diariamente. Sendo a Dinamarca um país frio, os dinamarqueses encontraram nos cobertores e mantas formas de se aquecerem e procurarem conforto. Não é por acaso que os praticantes do Hygge não abdicam por nada das suas meias de lã nos meses mais frios do ano.

5. Partilha de refeições

Um dos aspetos culturais da Dinamarca é a transformação do simples ato de comer uma refeição, num momento de partilha. O Amor que se coloca na preparação de uma refeição transcende o simples aspeto da alimentação necessária. O Hygge está presente na cozinha, não só na preparação da refeição em si, mas também em pequenos gestos como a apresentação da loiça ou em detalhes como velas e centros de mesa.

6. Celebrar a imperfeição

O Hygge também é celebrar a imperfeição pois, para os dinamarqueses, mostrar as suas imperfeições é uma forma de conseguir atingir uma certa plenitude. Mostrar-se como é e não como quer que os outros o vejam, permite que se sinta mais confortável no dia-a-dia.

Fontes:

(1) Diário de Notícias
The Book of Hygge
Observador
Máxima

Dica BLOGO:

    Aplicar o Hygge no seu dia-a-dia não é difícil e pode torná-lo uma pessoa mais feliz e mais relaxada: comece a dar os primeiros passos com esta fórmula da felicidade dinamarquesa, diminua o ritmo e seja mais feliz.

Outros artigos que lhe poderão interessar