Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Mochilas escolares

Mochilas Escolares: cuidados a ter neste regresso às aulas.

7 Setembro 2017
0 comentários

Com o regresso às aulas, uma das preocupações dos pais são as mochilas escolares. A oferta é muita e variada e saber qual a mochila ideal pode ser um verdadeiro desafio.

Nos últimos anos muito se tem falado dos problemas que o uso de uma mochila desadequada pode provocar na saúde e bem-estar das crianças. Neste artigo, fique a saber as melhores dicas para o ajudar no momento de escolher entre tantas e diferentes opções para mochilas escolares neste regresso às aulas do seu filho.

Características das Mochilas Escolares.

O tecido da mochila deve ser dos primeiros pormenores a ter em atenção. É importante que a mochila seja feita de material leve e impermeável e que seja de qualidade. Evite materiais frágeis pois podem romper facilmente ou materiais que possam causar alergias.

Quanto à estrutura, a mochila deve ter duas alças largas (pelo menos de 4 cm), acolchoadas e ajustáveis. A zona de contacto com as costas deve também ser reforçada e possuir um cinto, de modo a que a criança possa transportar a mochila centrada sobre as costas, para que esta não descaia para a região lombar.

Durante o processo de escolha de mochilas escolares, leve a criança consigo. Isto é importante, porque deve escolher uma mochila que seja adequada ao tamanho das costas da criança.

Os modelos de mochilas escolares que têm vários bolsos podem ser vantajosos, mas não estes não são um critério essencial. Para crianças pequenas ou que vão fazer um longo percurso a pé, é recomendável o uso de mochilas escolares com rodinhas. Além dos cuidados a ter com o tecido, é importante ter atenção ao suporte que puxa a mochila: quando puxado, este deve ficar ao nível da cintura da criança.

O peso da mochila.

Outro aspeto fundamental é o peso da mochila. A mochila vazia não deve pesar mais do que 500 gramas; cheia, não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Além disso é importante ter em atenção à forma como a criança utiliza e ajusta a mochila. A parte superior da mochila deve ficar imediatamente abaixo do pescoço e as alças devem ser ajustadas para que a parte inferior fique acima das suas ancas. Para garantir um melhor equilíbrio do peso e prevenir doenças nas costas, a mochila deve ser utilizada nos dois ombros e nunca apenas sobre um.

Organização do material dentro da mochila.

Na hora de arrumar o material dentro das mochilas escolares, é importante garantir que os materiais pesados (como os livros e cadernos) estão posicionados o mais próximo possível das costas.

As coisas mais leves, como estojos e calculadoras, podem ser colocadas mais distantes do corpo ou nos bolsos da mochila, caso esta os tenha. Verifique com regularidade o conteúdo da mochila do seu filho para garantir que transporta apenas o material de que necessita.

Envolver as crianças no processo de escolha dos seus materiais e mochilas escolares é aconselhável e positivo! Explique ao seu filho a importância da escolha de uma boa mochila escolar. Não o deixe escolher apenas com base no seu desenho animado ou cantor preferido. Tente escolher um modelo que entusiasme o seu filho, mas também um que garanta a sua saúde e bem-estar.

Fontes:

Educ@rt
Mãe Me Quer
APED
Sapo Lifestyle

Dica BLOGO:

Guarde o talão de compra da mochila para troca ou devolução em caso de defeito. Lembre-se de verificar que a sua compra está abrangida por trocas em caso de não satisfação. Assim, se verificar em casa que a mochila não é adaptada ao seu filho, pode sempre trocar por outra.

Outros artigos que lhe poderão interessar