Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
aparelho dentário convencional

Precisa de aparelho dentário? Saiba as opções disponíveis

29 Fevereiro 2016
0 comentários

Se pretende melhorar a sua dentição, saiba que existem vários tipos de aparelhos e que cada um deles tenta responder a diferentes necessidades. Conheça-os:

Aparelho dentário fixo convencional

aparelho dentário convencional

É aquele que estamos mais habituados a ver, sendo, o tipo de aparelho mais eficaz na correção de dentição. Este dispositivo é constituído por quatro elementos: bandas, brackets, fios e elásticos.

Bandas – são uma espécie de anel, em metal, que é instalado num ou mais dentes, funcionando como uma âncora do aparelho;

Brackets – são pequenos “quadradinhos” metálicos colados a cada um dos dentes;

Fios – em forma de arco, atravessam cada um dos brackets e são fixados nas bandas metálicas (um para o maxilar superior, outro para o maxilar inferior),

Elásticos – podem ter várias cores (fator que desperta grande interesse, sobretudo junto dos mais novos), servem para fixar os fios aos brackets.

Aparelho dentário estético

aparelho dentário estético

Este tipo de aparelho, apesar de ser mais caro, é muito semelhante ao convencional. A grande diferença é que este tem um aspeto mais discreto, quase transparente, graças ao tipo de materiais usados na constituição dos elementos do aparelho (bandas, brackets, fios e elásticos).
Este aparelho pode ser fabricado em três tipos de materiais diferentes:

  • Policarbonatos (material acrílico barato mas que pode sofrer alterações com a absorção de pigmentos, resultado da alimentação e hábitos do paciente);
  • Cerâmica (mais caro que o anterior, mas bastante resistente e não sofre alterações de cor);
  • Safira (aparelhos transparentes, nos quais só se vê o fio. São resistentes, não sofrem alterações de cor e dificilmente se deslocam ou quebram).

Aparelho de contenção

aparelho de contenção

Os aparelhos de contenção podem ser fixos ou removíveis, devendo ser usados depois de um dos dois tratamentos de ortodontia fixa acima referidos, para impedir que os dentes voltem a ficar tortos. Este tipo de aparelho pode ainda ser aplicado em situações em que a dentição do paciente esteja apenas ligeiramente desalinhada.

O aparelho de contenção fixo, geralmente colocado na parte inferior, consiste num fio colado na parte de dentro dos dentes, de canino a canino.

Já no caso do aparelho de contenção removível, este têm de ser utilizado pelo paciente sempre que possível, devendo ser retirado somente durante as refeições e para efeitos de higienização. Existem vários tipos de aparelhos de contenção removíveis, sendo a Placa de Hawley (imagem acima) um dos mais conhecidos. É constituído por uma parte de plástico adaptada ao céu-da-boca e uma parte metálica que encaixa nos dentes.

Expansor Palatino

expansor palatino

Fonte: thesuperdentistsblog.com

Para casos em que a configuração da dentição do maxilar superior não é a mais adequada, ou não exista espaço suficiente para os dentes se moverem, geralmente é recomendado o uso do expansor palatino.

Este tipo de aparelho, muitas vezes referido como “aparelho do céu da boca”, por ter a sua estrutura fixada nessa região da boca, é aconselhável para pacientes com menos de 16 anos. Para adultos, normalmente recomenda-se uma cirurgia para correção da arcada superior e/ou do espaçamento entre os dentes para que se possa aplicar o aparelho fixo.

Após a colocação do aparelho, deve consultar, mensalmente, o seu dentista, fazer um controlo do tratamento. É através dos ajustes feitos nessas consultas, que os dentes vão gradualmente assumindo a posição correta.

Fontes:

– Vitacentro
– Clínicas Viver

Dica BLOGO:

  • Se estiver interessado(a) em colocar um aparelho dentário, deve marcar uma consulta com o seu dentista, para juntos analisarem qual dos tipos de aparelho é mais indicado para o seu caso. Coloque todas as questões ao dentista, para ter a certeza que toma a decisão mais acertada.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida