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Problemas digestivos? Sim, pode ter sem saber!

12 Fevereiro 2019
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Até que ponto é “normal” a sensação de enfartamento? Ou barriga inchada? Muitos de nós temos ou já tivemos este tipo de problemas digestivos, mas quando são frequentes chega a altura de repensar e analisar a questão.

Pode ter um problema digestivo e desvalorizar, mas o prejuízo à sua saúde e bem-estar só aumentará. Um em cada 3 portugueses tem problemas digestivos e desvaloriza-os ou nem os reconhece.

Alimentação: auxiliar ou prejudicial?

A nossa saúde digestiva está indiscutivelmente ligada aos nossos hábitos e ao cuidado que temos com a nossa saúde. Ou seja, a sua alimentação pode influenciar o regulamento e funcionamento do seu sistema digestivo e, como tal, deve ter alguns cuidados em consideração.”

O consumo excessivo de comidas com elevada carga de gordura, açúcar ou sal influencia de forma determinante o nosso aparelho digestivo e a forma como este se manifesta, causando problemas digestivos.

Tem:

  • Recorrente sensação de azia;
  • Enfartamento;
  • Mau hálito;
  • Prisão de ventre;
  • Barriga inchada;
  • Diarreias;

Ou mais do que um destes sintomas combinados?

Nesse sentido, a probabilidade da sua alimentação não estar a ser a melhor é grande. Dessa forma, comece por:

  • Diminuir o consumo de comidas processadas e saturadas;
  • Aposte em alimentação rica em vegetais e legumes – especialmente com alta dose de fibra;
  • Faça da sua refeição um momento de paragem e dedicação ao momento. Por outras palavras, “comer à pressa” é uma das principais causas pela sensação de enfartamento.

Outro dos erros comuns é estar várias horas em jejum. Tente ter sempre disponível algum petisco saudável para comer com frequência (a cada 3h) mas em quantidade reduzida. Por exemplo, coma uma fruta ou uma sandes de pão integral! Acima de tudo, veja os seus hábitos alimentares como uma forma de cuidar de si.

A má digestão leva a uma menor absorção de nutrientes no intestino. A menor absorção de nutrientes no intestino pode levar ao aumento de risco de anemia entre outros problemas de saúde!

Hábitos a mudar

Todavia, não é só a alimentação que influencia negativamente a nossa saúde e nos causa problemas digestivos. A maioria dos portugueses ignora esta questão, mas a verdade é que outros fatores como o stress ou exercício físico (ou falta dele) influenciam diretamente o comportamento do nosso sistema digestivo.

O exercício físico é um fator determinante para o nosso bem estar geral. Nesse sentido, o estilo de vida sedentário da sociedade atual é altamente prejudicial. Uma caminhada duas a três vezes por semana fará toda a diferença!

Similarmente, outro fator que é também causador de problemas digestivos é a qualidade do sono. O descanso é fulcral para a nossa saúde. Ou seja, quanto menor ou de má qualidade for o nosso sono maior a probabilidade da nossa saúde se ressentir, sendo os problemas digestivos uma manifestação disso mesmo.

Por fim, temos o stress. Pare e reflita: até que ponto a sua rotina acelerada não prejudica a saúde, causando, entre outros, problemas digestivos?

Problemas digestivos: hora de ir ao médico

Se estes sintomas tendem a ser persistentes ou cada vez mais incomodativos chegou a hora de ir ao médico. É aconselhado fazer um check-up anual, de modo a fazer uma avaliação geral da sua saúde.

É um facto que na larga maioria das vezes os sintomas digestivos são reflexo da nossa vida e causados pelas questões que já abordamos, mas também podem ser sintoma de algum problema de saúde mais grave ou que requer uma maior atenção.

Ou seja, não tenha receios e considere que quanto mais cedo for ao médico, mais rapidamente resolverá a questão. Similarmente a outros problemas, se tiver sintomas mais graves como sangue nas fezes ou no vómito, a ida ao médico deve ser o quanto antes.

Não ignore os sinais que o seu corpo lhe transmite e dê importância aos seus problemas digestivos. Invista na sua saúde, com melhor alimentação, exercício físico e uma rotina mais saudável. O seu corpo agradecerá e você sentirá a diferença.

Dica BLOGO:

Os chás e infusões podem ser uma ajuda nos problemas digestivos ligeiros. Diferentes plantas medicinais atuam em diferentes vertentes: a hortelã-pimenta é indicada para sensação de enfartamento, facilitando a digestão, enquanto a erva-cidreira tende a atenuar a sensação de vómito e enjoo. Já a carqueja tende a ser eficaz no combate à azia, além de muitas mais opções!

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Fontes:

NIT
Sapo – Lifestyle
Sapo – Forever Young
E-Konomista

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