Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

5 dicas para limpar as toxinas e desintoxicar o organismo

25 Abril 2018
0 comentários

Para limpar as toxinas do seu corpo, é preciso adotar práticas mais saudáveis ou, no mínimo, mais conscientes. Com tantos conteúdos, a nossa atenção é facilmente substituída por muita confusão.

Que alimentos devo preferir?
Que pratos devo evitar absolutamente?
Que práticas devo implementar?

Para o ajudar, neste artigo damos-lhe 5 dicas para limpar as toxinas, desintoxicar o organismo e adotar um estilo de vida mais saudável no quotidiano.

1. Evite o Álcool

O álcool é um dos principais inimigos do nosso organismo. Mesmo que qualquer um conheça os danos que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar ao nosso organismo, os perigos do álcool afetam também dois aspetos pouco falados.

Em primeiro lugar, o álcool acelera o envelhecimento celular.
Em segundo lugar, cansa o fígado, que é um dos principais órgãos responsáveis em limpar as toxinas e desintoxicar o organismo!

2. Coma frutas, legumes e vegetais “desintoxicantes”

As frutas, os legumes e os vegetais são os maiores aliados de uma dieta de desintoxicação. Trazem muitas vitaminas e minerais que são essenciais ao processo de limpeza do organismo.

Alguns exemplos de alimentos que são ricos em antioxidantes essenciais para combater as toxinas são:

Legumes:

  • Alho;
  • Beterraba;
  • Cebola;
  • Alcachofra;
  • Rabanete;
  • Brócolos;
  • Aipo;
  • Gengibre.

Frutas:

  • Limão;
  • Maça;
  • Toranja.

Suplementos:

  • Spirulina;
  • Chlorella.

3. Viva os probióticos!

Para limpar as toxinas e desintoxicar o organismo, devemos começar por ter um bom trânsito intestinal. Para que isso seja possível, uma suplementação de probióticos pode ser necessária.

Os probióticos são “bactérias amigáveis” que podem ser encontradas em iogurtes ou leites fermentados. Não apenas ajudam a afastar possíveis distúrbios intestinais, como também ajudam a limitar a presença de bactérias nocivas para o nosso organismo.

Da mesma forma do que para qualquer outra suplementação, deve consumir probióticos de forma responsável e informada. Pode começar, por exemplo, a consumir o famoso probióticos Bifidus Active, que é encontrado facilmente em vários iogurtes.

4. Beba muita água

Beber água diariamente é uma necessidade do ser humano. É recomendado que um adulto ativo beba, pelo menos, dois litros de água por dia.

Com a preocupação de limpar as toxinas e desintoxicar o organismo, a água ganha uma maior importância. Uma vez que para eliminar as toxinas, é preciso drená-las para fora do organismo… E a água é a melhor forma de o fazer!

5. A sopa, um dos maiores aliados

Existem alimentos e pratos que incorporam na perfeição uma dieta de desintoxicação. Certamente que, a ter que escolher um vencedor, seria a sopa!

A sopa não só combina os benefícios dos vegetais e legumes (vitaminas, antioxidantes, …), mas também ajuda a hidratar, sendo a hidratação um ponto chave para que consiga desintoxicar o organismo.

Conclusão: adote um estilo de vida Detox

A preocupação de limpar as toxinas e desintoxicar o organismo deve ser algo constante, e não só um foco temporário e feito apenas na comida.

Apesar de o termo detox ser sobretudo associado à alimentação, pode ser também uma porta para uma vida mais saudável como um todo.

Assim sendo, pode aproveitar estas dicas para adotar um quotidiano mais saudável. Aproveite para tentar ter um sono reparador, começar a fazer uma atividade física regular e deixar de fumar, caso seja fumador.

Fontes:

Vida Ativa
Natiris
Vida Ativa

Dica BLOGO:

Ter um quotidiano mais consciente traz-lhe não só mais saúde e energia, como também lhe pode trazer mais poupanças! No seguro VIDA da LOGO, pode aceder a um desconto de “Vida Saudável “se for uma pessoa ativa e com práticas de vida saudáveis.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida