Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Acne em Adulto: Verdades e Mitos

17 Maio 2018
0 comentários

Durante muito tempo era comum achar-se que o acne era algo reservado aos jovens e adolescentes. Hoje o acne em adulto é conhecido e é uma luta diária de milhares de pessoas.

O que será que manifesta a acne em adulto? É diferente do acne juvenil? Quais são as causas principais? Neste artigo, tentamos desmistificar alguns mitos e dar-lhe alguns conselhos de como prevenir e até ultrapassar o acne adulto.

O acne adulto atinge mais as mulheres?

Verdade. Esta acne tardia, também conhecida como acne pós-adolescente ou acne adulta, atinge principalmente as mulheres.

Contrariamente à acne juvenil, a acne adulta afeta sobretudo as mulheres porque a natureza da pele das mulheres é variável, com peles mistas e/ou oleosas, menos comuns nos homens.

Outra causa que leva à preponderância do acne adulto nas mulheres é a toma de contracetivos hormonais e a maior sensibilidade da pele feminina à poluição ambiente.

Atingindo adultos depois dos 25 anos – podendo ir até aos 40 anos –, apesar de ser uma patologia que atinge maioritariamente o sexo feminino, os homens não ficam livres de passarem por este acne.

Só quem sofreu de acne na adolescência vai ter acne adulta?

A acne adulta não é necessariamente uma continuação da acne adolescente, embora as pessoas que sofreram de acne durante a sua adolescência estejam mais receptivos de sofrerem de acne tardia.

O acne adulto é devido à má higiene da pele?

A má higiene da pele e o uso de cosméticos demasiado gordurosos podem agravar o acne, mas não são necessariamente a sua causa.

As principais causas do acne adulto são:

  • uma má dieta alimentar
  • contraceção hormonal
  • tabaco
  • distúrbios de sono
  • poluição
  • stress

O acne adulto é mais difícil de tratar do que o acne juvenil?

Sim, o acne adulto pode ser mais difícil de tratar do que o acne juvenil, porque mais do que estar ligado a um problema e evolução hormonal, está sobretudo relacionado a fatores ambientais ou externos, sobre os quais temos pouco controlo.

Contudo uma coisa é certa: para combater o acne adulto é preciso implementar uma boa e cuidadosa rotina de higiene da pele. Para isso, pode implementar uma abordagem mais ou menos natural.

Tratamentos naturais para o acne adulto

Para tratar e lidar com o acne em adulto, pode usar diferentes óleos essenciais, como:

  • Para limpar: Tea Tree
  • Contra o excesso de oleosidade: Salvia Officinalis
  • Para cicatrizar: Alfazema, Lavanda

Pode misturar estes óleos essenciais com óleo de jojoba ou óleo de macadamia e aplicar a mistura diretamente na pele.

Dicas para escolher os produtos de cosmética

Ao sofrer de acne adulto, deve ter muita atenção nos produtos que escolhe para tratar a sua pele.
O uso excessivo de cosméticos inadequados tende a agravar o acne. Muitos produtos acabam por entupir os poros da pele, irritando ainda mais a sua pele.

Se sofre de acne em adulto, escolha cuidadosamente os seus cosméticos:

  • opte por tratamentos suaves e naturais, de preferência com poucos ingredientes e aditivos;
  • escolha produtos não comedogénicos (termo que se refere a produtos concebidos para não obstruírem os poros. Os poros bloqueados pela sujidade, oleosidade ou outras substâncias podem ser uma causa de manchas e de imperfeições na pele, como pontos negros.) e dermatologicamente testados.

Em caso de dúvida, não hesite em procurar o conselho do seu médico, dermatologista ou farmacêutico.

Fontes:

OBSERVADOR
MB WAY
Revista marie claire

Dica BLOGO:

Como em qualquer situação de reação dermatológica, tente olhar para a situação como um todo. Implemente uma rotina diária, dormindo melhor, com uma dieta mais saudável e com mais exercício físico. Melhore a sua saúde como um todo!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida