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Alimentação para o frio

Alimentação para o frio: bebidas e alimentos ideais para o Inverno.

14 Novembro 2017
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Com a chegada dos meses mais frios, o corpo pede alimentos mais quentes. Sopas, cozidos e comida quente sabem bem em dias de frio, mas e se lhe dissermos que existem alimentos e bebidas que o ajudam a combater melhor o frio e as doenças comuns do inverno? Neste artigo desvendamos a melhor alimentação para o frio a adotar neste final de ano.

Verdes, Frutas, Cereais e Sementes: os aliados contra a gripe

Já se sabe que inverno é sinónimo de gripes e constipações. Com as temperaturas a descer, é comum passar mais tempo em espaços fechados que nem sempre são arejados. A concentração de pessoas em espaços fechados faz que a propagação de vírus seja facilitada.

Adopte uma dieta variada e saudável, tentando reforçar o consumo de:

  • Alimentos hortícolas, sejam estes cozinhados ou crus;
  • Sementes;
  • Leguminosas e frutas;
  • Peixe;
  • Gorduras vegetais;
  • Cereais integrais;
  • Iogurte e leite fermentado.

Estes alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes que reforçam o sistema imunitário. Para além desse reforço do sistema imunitário, durante o Inverno é também importante tentar consumir alimentos que aumentam a termogénese. Quando está frio, o organismo ativa diversos mecanismos para aumentar a temperatura corporal. Esse conjunto de mecanismos e operações é chamado de termogénese.

Para além da roupa e da comida quente, existem alimentos que ajudam a melhorar o processo da termogénese, permitindo ter menos frio e até menos cansaço! Alguns desses alimentos são:

Pimento

O pimento modifica a atividade do sistema nervoso e ativa a termogénese através da capsaicina, o seu principal ingrediente ativo. O efeito é proporcional à dose ingerida. Contudo, não deve consumir pimento em demasia, pois pode provocar problemas de estômago. Não é também recomendado o seu consumo por pessoas que sofrem de doenças auto-imunes, pois pode facilitar a permeabilidade intestinal.

pimentos

Gengibre

O gengibre tem como principal ingrediente ativo o gingerol, que faz parte da família da capsaicina (componente ativo das pimentas conhecidas como pimentas chili). Apesar de ser menos poderoso do que o pimento, o gengibre pode ser eficaz numa alimentação para o frio.

 

gengibre

 

Proteínas

Juntando o útil ao agradável, muitos dos alimentos que reforçam o sistema imunitário também apresentam um efeito térmico interessante! Durante o Inverno, adote o consumo de proteínas animais e vegetais. No caso das primeiras, pode encontrá-las no peixe, nos produtos lácteos ou nos ovos. As proteínas vegetais estão presentes nos legumes, na soja, nos cereais e nas sementes oleaginosas.

 

proteínas

 

E para acompanhar a alimentação para o frio…

As bebidas no Inverno querem-se como a comida: quentes e aconchegantes! Fique a conhecer algumas das bebidas que têm propriedades especiais e perfeitas para os meses mais frios.

Café

Mesmo consumido em pouca quantidade, o café é uma bebida que ajuda a aumentar a termogénese. Contudo, não deve ser tomado em excesso, pois em grandes quantidades diminui a energia, deixando-o mais cansado.

Leite

O leite é um alimento que reagrupa proteína, hidratos de carbono, matéria gorda, vitaminas e sais minerais. É um alimento perfeito para os meses de maior frio, ajudando a ter uma saúde de ferro! Se for intolerante ao leite de vaca, pode sempre escolher o leite de soja, rico em aminoácidos essenciais.

Chás

Uma das bebidas perfeitas para o Inverno! Qualquer chá é um aliado perfeito para os meses de frio, e se adicionar algumas especiarias ainda melhor. As especiarias como a canela, o gengibre ou a pimenta permitem aumentar ainda mais o efeito termogénico do chá.

Conclusão

É possível adotar uma alimentação variada durante o Inverno, escolhendo alimentos saudáveis e que ainda nos proporcionam calor. Para lhe facilitar a tarefa, porque não experimentar misturar algumas das leguminosas e especiarias para fazer uma sopa que o irá aquecer e reforçar a sua saúde? Bom Inverno!

Fontes:

Sapo Lifestyle – “Cinco Alimentos que Combatem o Frio”
Sapo Lifestyle – “Alimentação Contra o Frio”
Sapo Lifestyle – “Alimentação em Tempo de Frio”
New In Town- “6 Alimentos para Comer no Inverno”

Dica BLOGO:

Se mesmo com uma alimentação saudável e com alimentos escolhidos a dedo a constipação não conseguir evitar, lembre-se de consultar um especialista! O Seguro Saúde LOGO permite-lhe aceder a uma assistência médica em casa para garantir o seu conforto sem precisar de sair do seu lar!

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