Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Bem estar no local de trabalho

Como manter a saúde e o bem estar no local de trabalho.

5 Dezembro 2017
0 comentários

A saúde e o bem estar são temas que despertam cada vez mais a atenção e reflexão. Numa altura em que se estima que o burnout afeta mais de 13% da população ativa em Portugal, refletir sobre o bem estar no local de trabalho é ainda mais importante.

Neste artigo damos-lhe algumas pistas, quer seja empregado ou empregador, para proporcionar mais saúde, disposição, motivação e bem estar no local de trabalho.

O desporto e o movimento.

O sedentarismo que se verifica em muitos trabalhos e empresas atualmente, leva a que a preocupação com o desporto e movimento seja cada vez maior. Nas startups, por exemplo, e empresas mais modernas é muito comum adotar-se pausas no dia de trabalho para fazer yoga ou algum desporto coletivo.

Se o seu local de trabalho não tem nenhuma atividade desportiva definida, porque não propor essa ideia aos seus superiores? Basta uma pausa de alguns minutos durante o dia para fazer uma atividade desportiva. Isso permite não só melhorar a saúde dos trabalhadores, como também melhorar em muito a criatividade e disposição para trabalhar.

Se tal não for possível, lembre-se de manter uma atividade desportiva antes ou depois do trabalho. Fazer desporto regularmente aumenta o nível de felicidade, motivação e bem estar. Manter-se ativo fora do trabalho é uma forma de estar mais feliz no seu trabalho!

Trabalhar de pé.

Uma prática adotada em muitas empresas é o chamado standing at work, ou seja, trabalhar de pé. Existem, até, secretárias que se ajustam consoante a posição e altura do trabalhador, esteja ele sentado ou de pé.

Trabalhar sentado muito tempo seguido sem fazer pausas não provoca só dores nas costas. Raramente trabalhamos sentados numa posição ergonómica, o que pode levar a uma má postura, problemas de coluna, dormência, má circulação, lesões nas articulações e muitos outros problemas.

Experimente trabalhar de pé durante algumas horas, intercalando com o estar sentado. Adotar essa prática permite-lhe ter uma melhor postura, mas também permite manter-se mais ativo e concentrado!

Se resultar, e se vários colegas adotarem esta prática, pode propor a compra de standing desks. Estas secretárias serão um investimento para o bem estar no local de trabalho!

Pausas com os colegas para aumentar o bem estar no trabalho.

Não faça as suas pausas sozinho, com o seu smartphone. Na sua pausa para café, chame um ou vários dos seus colegas. Interaja, discuta e converse sobre temas diferentes do trabalho. Um ambiente agradável e trabalhadores bem dispostos, passa também pelo convívio no trabalho.

Se tiver oportunidade, aproveite essas pausas para fazerem alguma atividade em conjunto que permita descomprimir das tarefas laborais. Jogar um jogo, correr ou andar durante alguns minutos, tocar algum instrumento… introduzir o lazer no trabalho leva a que os empregados mantenham a sua saúde, disposição e motivação para trabalhar!

Fontes:

Observador – “Levante-se, pela sua saúde. Trabalhar sentado está a matá-lo.”
Observador – “Burnout. Os casos, as pistas e as soluções.”
LinkedIn – “Saúde, produtividade e felicidade no ambiente de trabalho”

Dica BLOGO:

Se sentir que o seu trabalho não corresponde às suas necessidades de bem estar, discuta a questão com os seus superiores. Implementar estas dicas é simples e não é necessário grande investimento por parte da empresa. O retorno? Trabalhadores com uma maior disposição para ir trabalhar todos os dias e motivados para trabalhar mais e melhor!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida