Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Como escolher um seguro de saúde?

29 Março 2018
0 comentários

É cada vez mais elevado o número de pessoas que opta por contratar um seguro de saúde. Os motivos são diversos, mas algumas das vantagens principais de ter um seguro de saúde é a rapidez de acesso à assistência médica, os descontos no valor dos serviços em serviços privados e benefícios adicionais oferecidos pelas seguradoras.

O aumento e a diversidade da oferta de seguros de saúde pode dificultar a escolha do plano mais indicado. Neste artigo indicamos quais os fatores a ter em consideração antes de contratar um seguro de saúde.

Avalie as suas necessidades

Para poder escolher o seguro de saúde mais adequado ao seu caso e ao da sua família, importa conhecer todas as suas necessidades.

    Para isso deve conseguir responder a algumas questões:

    • Costuma marcar consultas em médicos de que especialidades?
    • Possui alguma doença crónica?
    • Utiliza óculos ou lentes de contacto?
    • Tem problemas de dentes?
    • Qual o seu historial clínico?
    • Costuma viajar para o estrangeiro com que frequência?
    • Qual o valor máximo que está disposto a gastar num seguro de saúde?
    • No caso de mulheres em idade fértil, considere também se pretende ou não ter filhos.

    As respostas a estas perguntas vão ajudá-lo a perceber quais os serviços que importa ter contratados. Por exemplo, se é mulher e não pretende engravidar, não tem interesse em contratar um seguro de saúde que inclua o parto (e que é um serviço que pode influenciar o preço do seguro).

    Ao contrário das outras seguradoras, na LOGO pode contratar o seguro de saúde por módulos, o que significa que pode incluir no seguro de saúde apenas os serviços de que realmente precisa e obter um melhor preço.

    Verifique a Rede Médica

    Se quer aceder a um determinado médico e vai contratar um seguro de saúde, certifique-se de que o seguro tem parceria com esse mesmo médico.

    Na página das seguradoras é possível aceder à rede médica e desta forma confirma se o seguro de saúde que contratar, lhe permite continuar a usufruir dos serviços com os profissionais com quem mais se identifica.

    Também pode optar por ligar diretamente ao médico ou clínica e perguntar diretamente com que seguradoras têm parcerias.

    Se for cliente da LOGO, esta procura fica mais fácil, pois pode fazer uma pesquisa rápida através da app móvel myLOGO.

    Compare preços e também serviços

    Se tem outras pessoas no seu agregado familiar, pode ser mais vantajoso contratar um seguro de saúde que inclua toda a família. Existem seguradoras que oferecem um desconto no valor do prémio de acordo com o número de pessoas incluídas no seguro de saúde.

    Algumas seguradoras oferecem, ainda, cartões com descontos adicionais em outros serviços de saúde. Avalie sempre se estes apresentam ou não uma vantagem para si!

    Lembre-se que é uma prevenção

    Contrate um seguro de saúde como prevenção. Deve ter em consideração que subscrever um seguro de saúde não significa que pode usufruir dos descontos no valor dos serviços de forma imediata.

    Existem geralmente períodos de carência, que podem variar entre 30 e 270 dias. Se é mulher e está grávida, saiba que o parto tem um período de carência que pode ir dos de 270 aos 300 dias.

    Subscrever um seguro de saúde representa uma segurança de que terá acesso aos cuidados médicos necessários sempre que precisar deles, sem estar condicionado aos tempos de espera do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

    O mercado apresenta uma grande oferta destes serviços de seguro. Analise as suas necessidades antes de avançar com a contratação do seu seguro de saúde. Lembre-se que o melhor preço não é necessariamente sinónimo de que adquiriu o melhor seguro!

    Fontes:

    Dinheiro Vivo
    Ekonomista
    Economias

    Dica BLOGO:

    Alguns seguros de saúde incluem descontos em serviços adicionais, como SPAs ou ginásios. Se frequenta estes serviços, verifique se estes são parceiros da seguradora e se consegue obter uma poupança mais significativa.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida