Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Dieta paleo

Dieta Paleo: O que é este regime e quais as suas vantagens?

19 Setembro 2017
0 comentários

Em 2011, Loren Cordain publicou o livro “Dieta Paleolítica”, no qual defende que para ser mais magro e saudável se deve seguir um regime alimentar semelhante ao dos nossos antepassados da época paleolítica. Esse regime denomina-se de Dieta Paleo. Defendida por muitos pelos seus benefícios, serão estas vantagens reais, ou apenas fruto do poder da sugestão?

O cientista americano e fundador do movimento Paleo assegura que as enzimas do nosso corpo são semelhantes às dos nossos antepassados, que possuíam ossos e dentição fortes e que não eram suscetíveis de sofrer doenças autoimunes, crónicas e cardiovasculares. Esta dieta foi seguida por várias celebridades e ainda hoje ouvimos falar dela.

O que é a Dieta Paleo?

A Dieta Paleo baseia-se na alimentação mantida durante o período do paleolítico, quando ainda não tinha sido inventada a agricultura ou a indústria. Nessa época, o Homem alimentava-se apenas daquilo que a Natureza lhe dava, tendo muitas vezes de percorrer quilómetros para encontrar comida, recorrendo a técnicas de caça para ter alimento.

Adotar a dieta Paleo hoje não significa incentivá-lo a ir caçar ou a comer unicamente frutos acabados de colher. A ideia é que se siga os princípios alimentares dos nossos antepassados, rejeitando os alimentos processados, introduzidos na alimentação pelo Homem. Assim sendo, incentiva-se, por exemplo, com a dieta Paleo, a não ingestão de alimentos processados.

Composição da Dieta Paleo

Saiba o que consumir para seguir este regime alimentar:

Infografia Dieta Paleo

A Dieta Paelo é isenta de produtos que não existiam ou que não eram consumidos na era paleolítica, a saber:

  • Hidratos de carbono de alto índice glicémico;
  • Cereais;
  • Leguminosas;
  • Glúten;
  • Produtos lácteos.

Seguir esta dieta é sinónimo de rejeitar por completo produtos processados. Deve aceitar apenas produtos naturais como frutas e vegetais e tubérculos da época, raízes, bagas e sementes, carne de caça, ovos, peixe, marisco e bivalves.

Vantagens da Dieta Paleo

Seguir uma dieta baseada na ingestão em produtos naturais e com um baixo consumo de sal ajuda a emagrecer. Para além do peso, este tipo de alimentação também ajuda a proteger o organismo de várias doenças como a diabetes, o acne, doenças cardiovasculares e doenças reumáticas.

Quem segue esta dieta apresenta melhorias no seu perfil lipídico e níveis glicémicos. A diminuição do peso e da pressão arterial são também outros dos efeitos diretos da Dieta Paleo.

As gorduras saturadas, os açúcares refinados, os hidratos de carbono de alto índice glicémico e outros produtos processados foram introduzidos pelo Homem. Hoje é sabido que estes alimentos estão relacionados diretamente com várias doenças conhecidas. Ao abdicar destes, a sua saúde irá certamente refletir vários efeitos positivos.

É importante notar que, apesar de todas estas vantagens, a dieta Paleo não contempla
todos os grupos da Roda dos Alimentos. Por isso, é essencial contar com apoio especializado de um médico para implementar uma dieta alimentar que vá ao encontro das suas necessidades nutricionais.

Fontes:

Viva Saudável
Revista Activa
Paleoxxi
Público Lifestyle

Dica BLOGO:

Alterações alimentares drásticas devem ser acompanhadas. Antes de decidir implementar ou não a Dieta Paleo fale com o seu médico ou nutricionista. É essencial ser acompanhado durante a dieta e em caso de suplementação alimentar.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida