Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
dietas

Dietas – Saiba como encontrar a mais indicada para si

26 Julho 2016
0 comentários

Basta fazer uma pequena pesquisa na Internet para descobrir milhares de páginas com dietas que oferecem resultados fantásticos… e que até podem ser verdade, mas talvez nenhuma delas seja indicada para si. A dieta do paleolítico, a dieta dos 30 dias, os batidos detox, a dieta sem glúten… uma infinidade de dietas que prometem resultados fabulosos a quem se forçar a cumprir um determinado método que leva muitas das vezes a privar-se de alguns alimentos e ainda horas exatas para comer certas quantidades de alimentos específicos. Com estas medidas pode até conseguir perder algum peso no tempo em que dura a dieta, mas provavelmente, em pouco tempo, voltará a ganhar o peso que perdeu.

Isto é, uma dieta não deve ser algo do momento, mas sim uma reeducação alimentar, uma aprendizagem do que é prejudicial, o que não é assim tão prejudicial e do que lhe faz realmente bem. É no equilíbrio de tudo isto que estará uma dieta saudável e eficaz para si. Recorrer a uma consulta com um nutricionista poderá ser o primeiro passo a dar.

A dieta ideal deve ser feita especialmente para si, depois de o seu caso ser estudado por um nutricionista. Este vai perceber os seus hábitos alimentares e através de análises, entender quais os alimentos que devem ser banidos na sua dieta e quais os que devem ser ingeridos. E isto porque todos os organismos são diferentes, e há alimentos que podem ajudar alguns indivíduos a perderem peso e a outros, fazer exatamente o contrário.

Outro aspeto que deve ser tido em conta é que a dieta tem de ser, principalmente, uma alteração da alimentação para toda a vida. Mudar os hábitos alimentares para uma dieta mais saudável e mais variada ajuda não só a perder peso, mas principalmente a manter essa perda ao longo do tempo.

Associada a uma dieta equilibrada, deverá ter em conta a importância do exercício físico que o ajudará a tonificar os músculos e a mantê-lo em forma. Com o regime alimentar equilibrado até pode conseguir perder o peso que tem a mais, mas a forma física, os músculos firmes e o corpo definido só conseguirá lá chegar com exercício físico. Um estilo de vida saudável e o exercício são um excelente complemento à dieta.

Aqui também é importante não entrar em exageros com planos muito exigentes ao nível do exercício físico. Isto porque o corpo também se habitua à exigência dos exercícios, e mais tarde, quando diminuir a intensidade, o corpo irá ressentir-se. Ou seja, o melhor mesmo é definir um plano a longo prazo que consiga cumprir ao longo do tempo, assim conseguirá ter o corpo mais definido.

A conclusão é que à partida não deverá privar-se de nada, talvez reduzir algum tipo de alimentos, planear a sua atividade física e se possível ter um acompanhamento com um especialista. Este plano deve ser visto não como uma imposição, mas como um reequilíbrio do seu corpo e da sua mente.

Fontes:

Direção Geral da Saúde
Sapo

Dica BLOGO:

  • Evite a automedicação, ainda que esta seja indicada por alguém próximo, poderá resultar com essa pessoa, mas não ser o mais indicado para si, resultando num gasto supérfluo e até pode vir a colocar a sua saúde em risco.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida