Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
frio

Frio no Exterior: 5 dicas e conselhos para enfrentar a época fria.

17 Outubro 2017
0 comentários

O verão e as férias já passaram. Chegaram os meses em que o aconchego de casa fala mais alto e o frio começa a ser maior. As temperaturas baixas podem ser perigosas, sobretudo para pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças. Neste artigo damos-lhe 5 dicas para poder enfrentar o frio nesta época outonal e invernal que está a chegar.

Que riscos tem o frio para a nossa saúde?

As temperaturas baixas, o vento e os altos níveis de humidade podem ser agressivos para a nossa saúde. O frio pode levar a um agravamento de doenças pré-existentes, sobretudo em caso de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Pessoas que sofram de alguma doença cardíaca ou respiratória, podem sentir e ter mais frio do que outras, sendo importante um devido acompanhamento médico nessas situações. As epidemias de inverno como as gripes ou as gastroenterites acabam também por ser muito frequentes.

Como se vestir para resistir ao frio?

Estar bem coberto é essencial durante a época fria. É aconselhável usar sempre pelo menos duas camadas de roupa, ao invés de privilegiar uma única camisola. O facto de existirem duas camadas cria um efeito “isolante” no corpo, protegendo o corpo de apanhar demasiado frio.

No entanto, usar duas camadas de roupa não significa que deva vestir roupa demasiado pesada! A primeira camada deve ser de uma matéria leve, como as fibras térmicas e sintéticas de alta tecnologia, e com a qual não corre o risco de transpirar. A segunda camada deve protegê-lo, mantendo confortável e livre para qualquer movimento.

As roupas demasiado apertadas são de evitar, pois podem cortar a circulação sanguínea. Proteger as extremidades do corpo é essencial para garantir que se mantenha quente, pois estas zonas são as primeiras a ficarem mais frias e a libertar calor. Proteja-se com um boné ou gorro, um cachecol, luvas e com meias bem quentinhas nos pés.

Como deve ser a sua alimentação na época fria?

O que come e bebe tem um papel muito importante na forma de como o seu corpo vai enfrentar o frio. Privilegie comidas quentes, que sejam ricas em vitaminas, antioxidantes e sais minerais. Evitar alimentos com demasiados açúcares e gorduras é ainda mais essencial nesta época mais fria, durante a qual transpiramos menos e somos normalmente menos ativos.

Para bebidas, não se esqueça de se hidratar bebendo muita água ou bebidas quentes como o chá. Evite as bebidas alcoólicas, pois contrariamente ao que se pensa, não o ajuda a ficar mais quente! O que o álcool faz é promover a vasodilatação e uma acentuada perda de calor do corpo.

Faz desporto? Saiba como enfrentar o frio durante a corrida!

Se sofre de asma ou de outros problemas respiratórios, consulte o seu médico antes de iniciar um treino físico durante dias com temperaturas baixas. O frio pode potenciar crises de asma e dores no peito.

Se se sentir saudável e quiser correr durante a época fria, invista mais tempo no aquecimento. Fase essencial para um bom treino, o aquecimento permite-lhe aquecer e preparar os músculos para a atividade física e assim evitar lesões durante a corrida.

Durante a corrida, respire corretamente, não só para facilitar a sua resistência física como também para manter o seu corpo quente. Para tal, inspire pelo nariz e expire pela boca: o ar será assim aquecido antes que chegue aos seus pulmões.

Quanto ao vestuário, evite sobretudo o algodão que não permite a circulação de ar e retêm humidade. Privilegie roupa específica para corrida, de matérias leves e respiráveis, que poderá complementar com um casaco ou camisola de fibra polar ou um casaco corta-vento.

Mexa-se: ajuda a sua saúde e conforto!

O exercício físico – nem que sejam caminhadas diárias – é muito importante para enfrentar a época fria. Mexa-se pelo menos 30 minutos por dia. Isso pode significar estacionar um pouco mais longe do local de trabalho ou sair uma estação antes à sua. Andar e mexer o corpo não só vai ajudá-lo a ficar mais quente, como também a ser mais saudável!

infografia conselhos para o frio

Fontes:

Delas

Dica BLOGO:

Evite locais com demasiadas pessoas, pois são muito propícios à propagação de infeções respiratórias ou gripes.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida