Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
exercícios-de-relaxamento

Os melhores exercícios de relaxamento para fazer em casa

9 Março 2017
0 comentários

É muito fácil deixar-se stressar no quotidiano. No entanto, é também muito fácil conseguir livrar-se desse stress e ter uma vida mais calma e relaxada, sem sair de casa!

Comecemos por falar de uma das bases do relaxamento: a respiração. A respiração é algo natural e automático e que acaba muitas vezes por ser esquecida. São muitos os especialistas que defendem que a maioria das pessoas respiram mal. Como respirar é viver, uma má respiração pode ter um impacto muito negativo no seu bem-estar. É importante que tenha consciência da sua respiração, durante e após os exercícios de relaxamento.

O exercício da respiração

Um dos exercícios de relaxamento que deve fazer no dia a dia, foca-se precisamente na respiração. Num local calmo e sossegado, deite-se e dobre os joelhos para que as suas costas fiquem paralelas ao chão (costas planas). Inspire profundamente pelo nariz de forma longa (5 a 7 segundos). Faça uma respiração abdominal, com a qual irá sentir a sua barriga a ficar cheia de ar.

Aguente a respiração durante alguns segundos e expire o ar pela boca, de forma lenta (a expiração deve demorar duas vezes mais do que a inspiração) até a sua barriga ficar na sua posição inicial.

Repita este exercício três vezes até voltar à sua respiração normal.

Vantagens e efeitos: este exercício ajuda a oxigenação das células e a diminuir o stress. O controlo da respiração ajuda também a aumentar o fluxo sanguíneo, permitindo assim uma melhor irrigação cerebral.

A meditação e imaginação

A meditação é uma das correntes de relaxamento mais praticadas no momento. Esta prática leva a uma diminuição do stress do quotidiano e a uma melhor qualidade de vida.

Não é preciso inscrever-se num ginásio ou clube de meditação para poder retirar os benefícios desta prática. Aplicando algumas técnicas, é possível fazer meditação a partir de casa.

Meditar implica estar concentrado e num local que não tenha distrações. Escolha um local e momento no qual não existam barulhos ou conversas.

Para uma boa meditação não existem grandes segredos: deve concentrar-se na sua respiração e em si enquanto ser humano.
Coloque-se numa posição na qual esteja a respirar corretamente e sem entraves, esvazie a sua mente e concentre-se numa só coisa.
Para os iniciantes, uma forma de conseguir meditar é concentrando-se na sua respiração. Concentre-se em como o ar enche os seus pulmões, em como ele entra e sai do seu corpo e em como os seus músculos reagem à respiração.

Meditar é sinónimo de concentração e permite que, durante um determinado período de tempo, a sua mente esteja concentrada numa só coisa, aliviando o stress relacionado com tudo o resto.

Fontes:

Lifestyle Sapo
Crescimento Contínuo

Dica BLOGO:

  • O stress leva a vários problemas de saúde e distúrbios de sono como as insónias. Para evitar efeitos nefastos sobre a sua saúde, pratique exercícios de relaxamento de forma regular. Com uma rotina anti-stress, o seu corpo vai estar naturalmente mais calmo.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida