Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Regras para ciclistas

Anda de bicicleta? Conheça as regras para ciclistas que tem de saber.

4 Julho 2017
0 comentários

Andar de bicicleta é cada vez uma prática mais comum em Portugal. Seja em grandes cidades ou meios suburbanos, as duas rodas são um meio de transporte cada vez mais utilizado. Contudo, existem regras para ciclistas que muitos desconhecem.

Não seguir as regras para ciclistas estipuladas pelo Código da Estrada pode levar a multas. Fique a conhecer as regras que tem de seguir, caso faça muitas deslocações em bicicleta.

Respeite os sinais de trânsito.

Um ciclista pode ser multado se não respeitar um sinal vermelho ou um STOP. Para além da multa, o ciclista pode perder 4 pontos na carta de condução ou ficar sem bicicleta se não tiver carta.

Sendo que os ciclistas representam, geralmente, um perigo menor na estrada do que os outros veículos, os valores das multas existem mas são reduzidos para metade.

Ou seja, se o ciclista não respeitar o sinal de STOP pode vir a pagar uma multa que pode ir dos 99 euros aos 498 euros. Se não respeitar um sinal vermelho num semáforo, a multa oscila entre os 74 euros e os 374 euros.

Leve sempre a sua documentação consigo.

Um ciclista deve sempre andar com o documento de identificação, seja o cartão de cidadão, passaporte ou BI. Se não tiver esta documentação, poderá sofrer uma multa de 30 euros a 150 euros.

Prioridade equiparada aos automóveis.

As regras para ciclistas são equiparadas às dos automóveis e motociclos. Em caso de não existir nenhuma sinalização, também se aplica aos ciclistas a regra da cedência de passagem. Se um ciclista se apresentar pela direita tem agora prioridade sobre o automóvel ou motociclo.

Ao beneficiar destas regras para ciclistas, estes são também obrigados a cumpri-las! Se o ciclista não respeitar esta regra da prioridade, pode sofrer uma multa que oscila entre os 60 euros e os 300 euros.

Não circule em contramão!

Não é por ser um veículo mais pequeno e não motorizado que pode circular em contramão! Se o fizer, poderá arriscar uma multa que vai dos 125 euros aos 625 euros.

Pode circular na via da direita nas rotundas.

Contrariamente à regra aplicada aos automóveis, as regras dos ciclistas permitem que estes circulem na via da direita mesmo que não queiram sair na primeira saída. No entanto, o ciclista é obrigado a ceder passagem aos automóveis que estejam a sair da rotunda.

Não faça acrobacias ou manobras de risco.

É muito comum ver-se ciclistas a fazer acrobacias na estrada ou a circular sem as mãos no guiador ou volante. Estes comportamentos de risco são puníveis com multas que podem ir dos 30 euros aos 150 euros.

Assinale sempre a mudança de direção.

As regras dos ciclistas incluem também a obrigatoriedade de assinalar sempre a mudança de direção ou de via de trânsito. Esta é a única situação em que o ciclista pode circular sem as mãos no guiador. Se não efetuar este aviso, pode ter uma multa que oscila entre os 30 euros e os 150 euros.

Pode circular nas bermas, mas com cuidado.

A circulação nas bermas da estrada é possível e legal, desde que tal não ponha em risco os peões. No entanto, os ciclistas são obrigados a manter uma distância mínima lateral para garantir a segurança de todos.

As regras para os ciclistas são para seguir.

A bicicleta é assim equiparada a veículos e automóveis ditos “normais”, sendo obrigatório que os ciclistas sigam o Código da Estrada, que respeitem os sinais de trânsito e que garantam a segurança de todos os condutores.

Fontes:

Jornal Sol
Online 24
E-konomista

Dica BLOGO:

Andar de bicicleta permite-lhe poupar tempo e ter um estilo de vida mais saudável. Não se esqueça de escolher uma bicicleta adaptada à morfologia do seu corpo e à utilização que lhe pretende dar para garantir uma segurança total quando conduz.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida