Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Saúde: as inovações tecnológicas que podem mudar a sua vida

27 Março 2018
0 comentários

A inovação tecnológica é um dos temas mais falados no dia-a-dia. A tecnologia está em constante evolução, permitindo alterar por completo a forma como se vive. Em muitas áreas, a tecnologia veio acrescentar um valor incalculável, principalmente no campo da saúde.

Nesta área da saúde, há muito que se fala dos benefícios do uso adequado da inovação tecnológica, a favor da medicina e muitas têm sido as evoluções neste sentido.

Neste artigo, conheça algumas das inovações tecnológicas que permitem melhorar a nossa saúde, a curto, médio e longo prazo.

Inaladores eletrónicos para a asma

Os inaladores eletrónicos para a asma são uma inovação tecnológica prática para o quotidiano de milhares de pessoas. Com uma tecnologia bluetooth, podem ser ligados a dispositivos que criam lembretes para o utilizador, para cada aplicação.

Permitem também armazenar dados como datas, horas e locais e informações que permitem controlar se a dose administrada foi a correta. Os inaladores eletrónicos para a asma são uma inovação tecnológica que ajuda os doentes a controlar eficazmente o seu tratamento.

Vacinas sem agulha

Quando administrada uma vacina, apesar de o objetivo ser a prevenção, corremos sempre o risco de lesão ou infecção provocada pelo uso das agulhas. De forma a reduzir este risco, foi criada a Nanopatch, uma vacina que funciona através do contacto com a pele.

Esta inovação tecnológica é um método mais seguro e eficaz em relação às tradicionais vacinas. Apenas através do contacto com a pele, não é feita nenhuma penetração direta. A inserção da substância no organismo é feita em até um minuto, espalhando-se rapidamente pelo organismo.

Super cola para feridas

Sim, leu bem! Existe a possibilidade de ser criada uma super cola que fecha feridas profundas que estanca sangramentos em apenas 60 segundos! Assim que é administrada, emite também sinais ao corpo para que este restabeleça o ferimento.

Esta super cola é uma inovação tecnológica que, para além de a ferida ser fechada e selada, para tal é apenas necessária a emissão de luz UV!

Eva – o Soutien detetor de Cancro da Mamã

Desenvolvido por um jovem de 18 anos, o Eva é uma inovação tecnológica que promete ajudar em muito a prevenção do cancro da mamã.

Este soutien consegue detetar os sinais mais subtis que surgem ainda no estado inicial da doença. Equipado com sensores que detectam mudanças de temperatura e elasticidade da pele, basta que a mulher o use uma vez por semana e por um período não superior a uma hora, para que seja eficaz.

Teleterapia

A teleterapia é uma inovação tecnológica que permite facilitar o acesso à terapia psicológica. Com esta ferramenta, continua a existir o papel do psicólogo, o paciente e a interação entre ambos.

A diferença? É que não é necessária a deslocação. Bastando apenas uma ligação por vídeo-conferência!

“A teleterapia, ou a realização de sessões terapêuticas por meio da interação com vídeo, é provavelmente o mais importante desenvolvimento tecnológico para a saúde mental dos últimos tempos” – Dr. Ke Duckworth, Diretor Médico da National Alliance on Mental Illness.

Fontes:

Sapo
Salutem +
Awebic
Vitta
IP News

Dica BLOGO:

A inovação tecnológica é importante em todos os aspectos, principalmente numa área tão fundamental como a saúde. Aliar a saúde à tecnologia contribui de forma positiva para a medicina, sendo uma forma eficaz de prevenir e combater doenças, dando assim melhores condições de vida para os pacientes e salvar cada vez mais vidas.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida