Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
check up anual

Saúde: faça o seu check-up anual e prepare-se para o novo ano.

19 Janeiro 2018
0 comentários

Fazer um check-up anual é essencial para começar um novo ano com saúde: é sempre melhor prevenir do que curar! Neste artigo explicamos-lhe a importância do check-up anual, no que consiste e de como pode organizar o seu quotidiano de forma fácil para que possa acrescentar esta tarefa aos seus objetivos deste ano.

O que é um check-up de saúde?

Um check-up é uma consulta médica que permite fazer um balanço da sua saúde. Nessa consulta são discutidos problemas que possa ter tido durante o último ano. Pode – e deve – também aproveitar essa consulta para fazer perguntas médicas que nem sempre tem oportunidade de fazer no quotidiano.
Durante um check-up de saúde, o médico realiza vários exames médicos que têm como objetivo detectarem possíveis doenças que ainda não se manifestaram. Esse controlo é muito importante para evitar o desenvolvimento de doenças que possam já estar instaladas.

Um dos exames comuns durante um check-up é uma análise de sangue. É recomendado que se faça pelo menos uma vez por ano uma análise de sangue, para se analisar os níveis e taxas dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, potássio, colesterol, glicose, entre outros. Uma análise de sangue regular permite prevenir riscos de anemia, problema cardíacos, níveis de colesterol elevados e até fazer diagnósticos de eventuais diabetes.

Consoante o sexo, idade e estilo de vida da pessoa, podem também ser realizadas radiografias ao tórax, eletrocardiogramas ou ecografias abdominais.

Check-up anual: para quem?

É recomendado que qualquer adulto ativo realize um check-up de saúde pelo menos a cada dois anos. No caso das mulheres com mais de 45 anos, é essencial fazer um check-up anual que inclua também uma mamografia, para despistar quaisquer riscos de cancro da mama. Aos homens com idades superiores aos 45 anos é aconselhado que realizem anualmente um exame da próstata.
Em caso de doenças crónicas como hipertensão, cancro ou diabetes, um check-up de saúde completo deve ser feito de seis em seis meses, para controlar o desenvolvimento da doença. No caso das pessoas que fumam, ou que têm problemas de obesidade e sedentarismo, o check-up de saúde deve ser mesmo anual.

Que médicos devo consultar?

Para além do seu médico de família (caso o tenha), é importante que faça check-ups anuais em médicos de especialidade. Uma vez por ano, consulte um oftalmologista e um dentista. Cuidar dos seus olhos e dos seus dentes passa também por prevenir possíveis problemas!

Os check-ups anuais permitem não só ver se está tudo bem; ajudam também a detetar pequenos problemas que podem ser tratados…antes de se transformarem em problemas maiores e mais dispendiosos.

Os exames básicos aconselhados a realizar durante um check-up anual são:

Análises e Exames Gerais:

  • Exame de sangue;
  • Análises de urina;
  • Hemograma (sobretudo para os fumadores);
  • Radiografia ao tórax – TAC (sobretudo para os fumadores);

Realizado com um oftalmologista:

  • Exame oftalmológico;

Realizado com um dentista:

  • Check-up geral aos dentes e gengivas;
  • Limpeza dentária / Destartarização;

Realizado com um ginecologista:

  • Papanicolau;
  • Mamografia (sobretudo para mulheres acima dos 45 anos);

Realizado por um urologista:

  • Exame da próstata (sobretudo para homens acima dos 45 anos).

Como marcar o meu check-up de saúde?

Se for cliente LOGO, através da app myLOGO pode localizar todos os médicos (clínica geral ou de especialidade) próximos da sua localização. Pode assim entrar em contacto de forma rápida com médicos parceiros do seu seguro de saúde!
No Seguro de Saúde LOGOencontrará todas as coberturas necessárias para fazer um check-up de saúde anual completo. Terá acesso a dentistas, oftalmologistas, consultas generalistas, nutricionistas e até a medicinas complementares.

Para realizar todos os seus desejos e realizações de ano novo, comece por cuidar da sua saúde. Fazer um check-up anual permite-lhe começar o ano com a certeza de que tem a energia e saúde para realizar todos os seus projetos e objetivos. Bom ano!

Fontes:

Rota Saúde
Cria Saúde
Tua Saúde

Dica BLOGO:

Cuidar da sua saúde pode levar também a poupanças. Se tiver um estilo de vida saudável, pode aceder a um desconto no seu seguro LOGO Vida. Este tipo de seguro é obrigatório em caso de subscrição a um crédito habitação…e pode ficar mais barato se cuidar da sua saúde!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida