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praticar desporto nos meses mais frios

As melhores dicas para praticar desporto nos meses mais frios.

8 Fevereiro 2018
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Durante os meses mais frios, nem sempre é fácil ter a motivação para praticar desporto, mesmo que seja em ambientes interiores. Se sente que durante os meses de maior frio não tem tanta vontade para praticar desporto, e que os desejos de calor e conforto caseiro falam mais alto, este artigo é para si. Damos-lhe algumas dicas práticas de como praticar desporto nos meses mais frios e manter-se, assim, em forma todo o ano!

Ginásio, Centros e Estúdios

Os ginásios e salas de desporto são cada vez mais comuns. Apesar de pagos, nestes espaços pode aceder a uma variedade de comodidades e serviços que o vão ajudar a manter-se motivado todo o ano. Ao praticar desporto em ginásios pode aceder ao acompanhamento de profissionais que o irão ajudar a criar um plano de treinos adaptado aos seus objetivos e estilo de vida.

Estes espaços permitem também aceder a desportos e práticas alternativas para quem não gosta da rotina das máquinas. Dança, pilates, yoga, bicicleta ou aeróbica são apenas alguns exemplos de aulas de grupo que pode encontrar num ginásio.

Se procura algo mais intimista, reservado e menos desportivo, os estúdios de dança ou centros de yoga são uma excelente opção. Nestes espaços, normalmente mais pequenos, terá um acompanhamento mais próximo e personalizado, o que pode ajudar a motivar a praticar desporto de forma regular mesmo nos meses mais frios!

Casa

A sua casa é um espaço perfeito para fazer desporto! São cada vez mais as pessoas que praticam desporto dentro do seu lar. Para fazeê-lo em total segurança, pode seguir aulas-vídeo via YouTube ou até contratar professores e aulas individuais via Skype!

No YouTube encontra vários canais de desportos em casa, e alguns deles criados por especialistas e personal trainers. Podem ser uma excelente forma de descobrir novas práticas e técnicas, sem precisar de sair do conforto da sua casa.

Hoje, graças à tecnologia, pode contratar professores e ter aulas individuais via Skype. Do outro lado do ecrã terá um profissional atento a cada movimento e exercício que estará a fazer e a guiar cada treino para que possa alcançar mais rapidamente os seus objetivos. Esta é uma excelente forma de praticar desportos nos meses mais frios, sem abdicar de um acompanhamento profissional… e sem precisar de passar frio.

Praticar desporto no exterior

Se gosta de correr ou de praticar desporto no exterior, pode continuar a fazê-lo mesmo nos meses mais frios. A maior preocupação nesta altura do ano é o frio e, para os desportivas de exterior, é essencial que saibam escolher bem a sua roupa.

A roupa usada para fazer desporto no exterior nos meses de frio deve ser confortável, quente, mas que seja respirável para evitar o efeito “sauna” no corpo.

Use uma camisola interior, de preferência de fibra sintética que permita absorver a humidade e libertar a transpiração. Não use apenas um t-shirt de algodão debaixo da roupa. As t-shirts ficam rapidamente húmidas e não são respiráveis. Ter uma peça de roupa húmida em contacto com o corpo é muito desconfortável e fará com que sinta mais frio.

A camisola utilizada como peça principal deve ter como principal objetivo não deixar que o corpo arrefeça. Tal como na camisola interior, escolha uma roupa de material respirável como as camisolas polares.

Outros cuidados para praticar desporto nos meses mais frios:

  • Lembre-se sempre de se manter hidratado, antes e após a corrida;
  • Se pratica desporto no exterior, finalize o treino perto da sua casa para não estar exposto ao frio;
  • Faça sempre alongamentos depois do treino para que os músculos arrefeçam de forma progressiva, evitando assim lesões musculares;
  • Tome um banho de água quente depois do treino: a água quente ajuda a descontrair e relaxar os músculos.

Fontes:

Revista Desportiva Informa
Sapo Lifestyle/a>

Dica BLOGO:

À mínima lesão ou dor, lembre-se de consultar um médico ou especialista. As lesões musculares, sobretudo nos meses mais frios em que onde os movimentos são menores, podem progredir para problemas mais sérios e duradouros.

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