Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Snacks saudáveis

Snacks Saudáveis: sugestões para o regresso às aulas e ao trabalho.

28 Setembro 2017
0 comentários

O ritmo acelerado faz com que nem sempre as escolhas alimentares durante o período de aulas e trabalho sejam as melhores. A falta de horários e tempo, muitas vezes saltando ou encurtando as refeições, pode conduzir a escolhas menos saudáveis – mas mais convenientes. No entanto, conveniência não precisa de ser sinónimo de más escolhas. Neste artigo, reagrupamos algumas ideias de snacks saudáveis perfeitas para o regresso às aulas ou ao trabalho.

O que são snacks saudáveis?

De um ponto de vista nutricional, para que o metabolismo mantenha um funcionamento normal, é recomendado comer a cada 3 ou 4 horas. Para que um snack seja considerado saudável, deve combinar alimentos de pelo menos dois grupos da roda dos alimentos. Deve ser sobretudo rico em proteína, nutriente responsável pela sensação de saciedade.
Para evitar uma visita à tentadora máquina de vending do local de trabalho ou da escola ou uma ida até à pastelaria mais próxima, planeie os lanches antecipadamente. Esse planeamento não precisa ser uma missão complicada. Descubra algumas ideias simples de snacks saborosos e nutritivos, rápidos de preparar para levar para o trabalho ou para as aulas.

Fruta

Comer uma peça de fruta por dia permite obter uma combinação perfeita de nutrientes como proteína, vitaminas e fibras que o mantém saciado. Para além de todos os benefícios nutricionais que apresenta, a fruta é o snack mais prático e económico que existe!

Dica: Dê preferência à fruta da época e lembre-se que pode sempre combinar a fruta com umas bolachas integrais para um lanche mais completo.

Frutos secos

É alternativa ideal às batatas fritas para quando ficamos com desejo de comer algo crocante e estaladiço. Escusado será dizer que os frutos secos são uma excelente fonte de vitaminas, de fibra e de proteína. Este lanche é muito prático, uma vez que não precisa de refrigeração ou conservação. Pode tê-lo sempre à mão dentro da gaveta da secretária ou pode colocar alguns dentro de uma caixa na lancheira das crianças!

Iogurte

O iogurte é rico em proteína, cálcio, vitaminas, potássio e magnésio. Na escolha do iogurte, tenha atenção à quantidade de açúcares e gordura. Opte pelas versões “magras” e sem açúcar adicionado. Para tornar o lanche ainda mais apetitoso, pode acompanhar o iogurte com flocos de aveia, sementes de chia ou granola.

Cenoura em palitos

A cenoura em palitos é um lanche que satisfaz o desejo ou necessidade de trincar alguma coisa! Como é composta por betacarotenos, a cenoura contribui para a vitalidade e saúde da sua pele.

Pipocas

Se não forem banhadas com açúcar ou sal as pipocas são uma boa opção de snack saudável. São uma boa fonte de fibra e um dos principais antioxidantes naturais conhecidos do mercado. Se tiver uma máquina de fazer pipocas é o ideal para fazer pipocas caseiras, visto que não necessita sequer de adicionar gordura e em 5 minutos tem pipocas suficientes para 2 ou 3 snacks!

Doces caseiros

Quem disse que um doce tem de conter uma grande quantidade de açúcar? Pão de banana, queque de cenoura ou de courgete são alguns exemplos de receitas de doces caseiros que para além de saudáveis, são bem atrativas e apreciadas pelas crianças!

Sandes caseiras

Preparar uma sandes para o almoço ou snack é sempre uma excelente opção. Tire partido dos legumes e outros produtos saudáveis e que lhe permitam escoar alguns restos que tenha em casa. Assim não só prepara um snack saudável, como não desperdiça comida! Para as crianças, pode transformar a sandes em algo ainda mais divertido. Corte a sandes, depois de feita, com formas de biscoitos engraçadas! Isso vai tornar o momento saudável, divertido e original.

Queijo em cubinhos combinado com biscoitos de aveia

Aqui pode juntar a preparação de um snack saudável a uma atividade divertida em família! Aproveite os fins-de-semana para preparar com as crianças biscoitos caseiros para o resto da semana. Quando a criança encontrar os biscoitos de aveia acompanhados de queijo em cubinhos, não só se vai deliciar como irá recordar com um sorriso o momento em que os fez.

Estas sugestões de snacks saudáveis permitir-lhe-á fazer uma escolha consciente dos lanches que prepara. Lanches saudáveis e nutritivos têm um impacto muito positivo nas suas vidas. Comer bem ajuda a produtividade e à concentração, o que é essencial em período de aulas e trabalho.

Fontes:

Rebento
Parents
Delas

Dica BLOGO:

Tire uma hora durante o fim-de-semana para planear os lanches da semana. Fazer os seus próprios snacks não só o ajudam a manter a boa forma física e mental, como também permite trazer uma maior diversidade nutricional e inclusão dos seus sabores preferidos no quotidiano.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida