Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
óculos

Será que o seu filho vê bem? 8 sinais que indicam que ele pode estar a precisar de óculos

29 Fevereiro 2016
0 comentários

A deteção de problemas de visão em crianças é de extrema importância porque se encontram numa fase de rápido desenvolvimento. Dificuldades em ver podem interferir com o desenvolvimento natural, trazendo não só contratempos para o dia a dia da criança, mas também atrasos na sua aprendizagem e nas atividades escolares, nestas situações o uso de óculos pode ser necessário.

Por isso, para além de levar o seu filho regularmente a consultas de check-up geral, deve tomar atenção aos seguintes sinais:

1) Cerrar os olhos para ler ou para ver televisão

Este sintoma é bem conhecido pela maioria das pessoas. Quando não vemos bem e queremos focar algo, temos tendência a cerrar os olhos. Crianças que precisam de óculos costumam fazer o mesmo para ler ou ver televisão.

2) Sentar-se muito próximo da televisão

Crianças com miopia (dificuldade em ver bem ao longe), têm tendência a sentar-se próximas da televisão. O mesmo acontece quando estão a jogar em consolas portáteis ou a ler livros, colocando-os bem próximos do rosto.

3) Tapar um olho com a mão

As crianças que têm um olho com melhor visão do que o outro, tendem a tapar o olho com visão mais deficiente, para tentar “ver melhor”. Neste caso, pode tratar-se de um problema de ambliopia (“olho preguiçoso”) ou estrabismo (ausência de paralelismo entre os olhos).

4) Dificuldade em ler

Não conseguir ler frases completas sem frequentemente, saltar de linha, pode ser um sintoma de astigmatismo (vista “embaciada”, com mais que um ponto de foco) ou estrabismo.

5) Acompanhar a leitura com o dedo

Acompanhar a leitura com o dedo pode não ser apenas uma simples mania, mas sim um indício de ambliopia, em que as letras e as palavras parecem estar muito próximas.

6) Andar de cabeça para baixo

Crianças com estrabismo ou astenopia (desequilíbrio no músculo ocular), por terem dupla visão ao focar um objeto, costumam ter dificuldades a percorrer caminhos com obstáculos, desacelerando a marcha e hesitando mais na passada.

7) Esfregar os olhos

Se o seu filho esfrega os olhos insistentemente, porque pode tratar-se de um problema de visão ou de uma pequena inflamação (conjuntivite).

8) Grande sensibilidade à luz

Quando uma criança se mostra muito incomodada em ambientes fortemente iluminados, incluindo sob a luz solar, leve-o a uma consulta de oftalmologia, porque pode tratar-se de um caso de exotropia (o chamado estrabismo divergente).

Fontes:

– Mulher.com.br
– Oculista das Avenidas

Dica BLOGO:

  • Se o seu filho já souber ler, faça regularmente um “pequeno jogo” com ele – aponte para um letreiro ou matricula que esteja ao longe e peça-lhe para ler a informação que lá está escrita. Se o seu filho demonstrar dificuldade ao fazê-lo, e se para si for demasiado simples ler a informação, então claramente estará na hora de marcar uma consulta de oftalmologia.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida