Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Dormir bem

Dormir bem: Técnicas Naturais para adormecer mais rápido

22 Março 2018
0 comentários

Dormir bem parece-lhe um sonho? Estudos afirmam que 40% da população mundial tem problemas relacionados com o sono. Esses problemas podem ser dificuldade em dormir bem, em adormecer ou em ter um sono tranquilo, acordando várias vezes durante a noite ou muito cedo, sendo dificil voltar a adormecer.

Se pertence a esta percentagem da população, saiba que há técnicas naturais que pode utilizar para adormecer mais rápido e dormir bem. Listamos algumas alternativas que pode experimentar.

Crie uma rotina noturna

Para poder adormecer rápido e dormir bem, é importante que o cérebro perceba que pretende dormir. Criar um ritual noturno e desacelerar é uma estratégia que pode fazer toda a diferença.

Comece por desligar a televisão e a internet duas horas antes da hora a que se pretende deitar. Caso não possa por algum motivo desligar a internet, opte por colocar uma cor mais calma na tela do ecrã do dispositivo que está a utilizar.

Aproveite essas horas para organizar o dia seguinte. Ao ter a certeza que tem o dia organizado, irá conseguir dormir mais tranquilo e seguro. A preocupação com algum acontecimento passado ou futuro pode ser um impeditivo para adormecer rápido e dormir bem, dado que há uma atividade cerebral intensa até se conseguir afastar destes pensamentos.

Tome um banho quente dez minutos antes de ir para a cama. Se gosta de ler e isso o ajuda a acalmar, opte por um livro de ficção em vez de um livro técnico, uma vez que não terá a tendência para assimilar novas informações.

Manter um bloco de notas e uma caneta na mesinha de cabeceira pode ajudar se sente que na hora de deitar tem sempre muitas ideias ou pensamentos. Anote-os no bloco de notas e permita-se esvaziar os pensamentos.

Mais uma vez, o cérebro precisa de acalmar a sua atividade para que consiga ter uma boa noite de sono.

Tenha alguns cuidados com a alimentação

Existem estudos sobre a relação da alimentação com a qualidade do sono. À noite, opte por uma refeição ligeira e prefira alimentos que contenham magnésio ou vitamina C.

Ter elevados níveis de vitamina C no sangue pode reduzir o cortisol (a chamada hormona do stress) e assim diminuir o risco de insónia. O magnésio, presente em diversos alimentos como a banana, o abacate, beterraba, grão-de-bico, espinafres, camarão, entre outros, tem um papel importante nas contrações e relaxamento muscular, além de ajudar também na diminuição do cortisol.

Se tem dificuldades em adormecer, bebidas com cafeína devem ser evitadas depois das 16 horas. A menopausa aumenta também a probabilidade de sofrer de insónias. Neste caso, além das dicas anteriores, experimente também o consumo de funcho, que ajuda a evitar os sintomas próprios da fase em que se encontra.

Experimente esta posição

O livro “4 horas para o corpo” de Tim Ferriss sugere a posição “meio militar” para uma melhor noite de sono. Nesta posição a movimentação não é fácil e a quietude do corpo é importante para dormir bem e com menos interrupções.

No caso das mulheres grávidas, por exemplo, o síndrome de pernas inquietas dificulta o sono já que o movimento pode fazê-la acordar. Para diminuir a probabilidade de sofrer deste síndrome ou diminuir a sua frequência, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro.

Pratique desporto

A prática de exercício físico é uma boa estratégia para adormecer mais rápido e dormir bem, uma vez que é durante as horas de sono que há a restauração dos músculos e a recuperação do corpo.

Contudo, é importante que não faça exercício nas quatro a seis horas anteriores a ir dormir. A prática de exercício liberta a hormona adrenalina, útil durante o dia mas não ajuda quando pretende dormir.

Para conseguir adormecer rápido e dormir bem deve haver uma descida da temperatura corporal e um aumento da hormona melatonina, o oposto daquilo que o exercício proporciona.

A tudo isto, alie um bom colchão e uma boa almofada às técnicas referidas acima. Uma boa noite de sono é essencial para:

  • Produzir a hormona do crescimento;
  • Fortalecer a memória;
  • Prevenir doenças cardíacas, obesidade e hipertensão!

Fontes:

Mude
Activa
Reader’s Digest

Dica BLOGO:

Se já segue todas as técnicas indicadas e continua com dificuldade em dormir bem, experimente técnicas de relaxamento, como a visualização criativa. Imagine-se num lugar pacífico e crie toda a imagem, sons, aromas e texturas desse cenário. Permita-se experimentar esse lugar e relaxar.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida